Noticias
Mato Grosso integra Samu ao sistema de segurança pública
26 de Junho de 2025 as 14h 23min
Atendimento pré-hospitalar passará por reestruturação - Foto: Assessoria
O Governo do Estado deu início a uma nova etapa na organização do atendimento pré-hospitalar. Um termo de cooperação assinado pelas secretarias estaduais de Saúde e de Segurança Pública prevê a integração do Samu ao Centro Integrado de Operações (Ciosp), com promessa de ampliar a cobertura e acelerar os atendimentos de urgência.
A medida envolve a migração do sistema atual para uma estrutura digital e centralizada, com previsão de ativação a partir de 7 de julho. A primeira etapa da transição começa ainda nesta semana, segundo o governo. O número 192 seguirá em operação normalmente.
Na prática, a proposta é conectar os serviços de socorro em tempo real, com médicos em contato direto com os bombeiros e policiais em campo. “Essa mudança vai reduzir pela metade o tempo de resposta”, estimou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo. A meta é alcançar 33 municípios nas próximas semanas — nove a mais do que os atuais 14 atendidos pelo Samu.
O secretário de Segurança, coronel César Roveri, reforçou o papel do Ciosp como elo entre tecnologia e agilidade. “Vamos ter rádio digital, médicos na central e possibilidade de contato direto com qualquer ponto do estado”, afirmou.
O anúncio foi feito durante a formatura de 102 bombeiros temporários em curso de atendimento pré-hospitalar, no Palácio Paiaguás. O governador Mauro Mendes afirmou que a integração trará mais eficiência e incorporará novas tecnologias ao serviço. “É um salto importante”, disse.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Lucas sedia 1º Encontro de Aerodesportistas
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 10h 04min
Quatro suspeitos são presos por furto de soja avaliada em mais de R$ 700 mil
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 09h 04min
Trigo: mercado mostra estabilidade, mas a volatilidade segue no radar
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 08h 03min
