Noticias
Max Russi defende RGA acima da inflação a servidores
21 de Janeiro de 2026 as 11h 42min
Governo prevê reajuste de 4,26% em projeto – Foto: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), defendeu que o governador Mauro Mendes (União Brasil) conceda aos servidores estaduais uma Revisão Geral Anual (RGA) acima da inflação oficial, como forma de recompor perdas salariais acumuladas.
Em entrevista, Max afirmou que o índice proposto pelo governo não atende plenamente às reivindicações do funcionalismo. “Eu penso que o Governo tem que dar os 4,26% e mais alguma coisa para ajudar na recomposição. Algo que o Governo suporte o valor”, disse.
O Executivo estadual já sinalizou o envio de um projeto de lei à Assembleia prevendo RGA de 4,26%, percentual correspondente à inflação oficial medida pelo IBGE. Segundo o governo, apenas esse reajuste teria impacto anual estimado em R$ 1,04 bilhão nas contas públicas.
Para Max Russi, no entanto, é necessário avançar além do índice inflacionário. “Precisa definir um percentual que diminua esses 19,5% reivindicados pelos servidores”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Assembleia disse que pretende aprofundar o debate com os demais deputados em busca de uma solução intermediária. “A ideia é construir um meio termo que não pressione excessivamente as contas do governo, mas que também atenda, ao menos em parte, as perdas dos servidores”, declarou.
Na semana passada, Max convocou uma sessão extraordinária para votação da proposta, mas o governo não encaminhou a mensagem à Casa. Segundo ele, há possibilidade de uma nova sessão extraordinária ainda em janeiro para deliberar sobre o tema.
Os deputados estão em recesso e devem retomar as sessões ordinárias apenas em fevereiro, mas, de acordo com Max, o Legislativo segue à disposição para votar a matéria e destravar o impasse.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min
Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min
Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
