Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

Noticias

MEIs são alvo de mensagens falsas sobre suspensão de CNPJ

15 de Janeiro de 2026 as 12h 47min

Criminosos estão usando perfil com foto do gov.br e enviando links de pagamento via WhatsApp – Foto: Divulgação

O início do ano, período tradicional de organização financeira e regularização de atividades, tem sido aproveitado por golpistas para enganar microempreendedores individuais (MEIs). Mensagens enviadas via WhatsApp, a partir de um perfil falso com imagem e identidade visual semelhantes ao gov.br, informam que o CNPJ do empresário estaria suspenso e direcionam a um link de pagamento para suposta regularização. Trata-se de golpe.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronei Mazardo, os criminosos se aproveitam justamente do começo do ano, quando muitos empreendedores estão atentos a obrigações e pendências. “São golpistas que usam informações falsas para induzir o empresário ao erro. O Governo Federal não faz esse tipo de cobrança por WhatsApp, nem envia links de pagamento dessa forma”, alerta.

Desde o início de janeiro, a Sala do Empreendedor tem registrado aumento significativo na procura de empresários preocupados com a falsa suspensão do CNPJ. O coordenador do espaço, Leonardo Kozak, informa que a principal orientação é não clicar em links recebidos por mensagens. “Se o MEI receber qualquer comunicado desse tipo, não deve clicar no link nem realizar pagamentos. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a Sala do Empreendedor para verificar a situação real do CNPJ”, disse.

A Sala do Empreendedor retomou o atendimento em horário normal, das 7h às 13h, e funciona anexa ao Centro de Eventos Ari José Riedi. O contato oficial via WhatsApp é (66) 99974-3271.

Orientações aos MEIs: não clique em links enviados por WhatsApp informando suspensão de CNPJ; não realize pagamentos a partir dessas mensagens; desconfie de perfis que se passam por órgãos oficiais; em caso de dúvida, procure atendimento presencial ou canais oficiais; utilize apenas plataformas oficiais do Governo Federal para consultas e regularizações.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min


Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min


Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026