Noticias
Metas climáticas travadas: países falham em traçar planos, diz relatório
10 de Agosto de 2025 as 11h 22min

Dois anos após o compromisso global firmado na COP28 de triplicar a capacidade mundial de energia renovável até 2030, a maioria dos países ainda está longe de traçar planos compatíveis com essa meta.
Segundo um novo relatório da organização de energia global Ember, as metas nacionais cresceram apenas 2% desde 2023, somando agora 7,4 terawatts (TW) previstos até o fim da década — bem abaixo dos 11 TW necessários para atingir o objetivo.
Apenas 22 países atualizaram suas metas desde a COP28, sendo a maioria membros da União Europeia. Fora dela, apenas sete o fizeram. Essa lentidão revela um descompasso entre a urgência climática e o planejamento governamental.
Para a analista da Ember, Dra. Katye Altieri, estabelecer metas claras não serve apenas para expandir a geração de energia limpa, mas também para facilitar o planejamento, reduzir custos e atrair investimentos.
Os principais emissores mundiais também demonstram falta de ação: os EUA ainda não têm uma meta nacional para 2030 e, com o risco de reversão da Lei de Redução da Inflação, dificilmente terão; a Rússia não apresentou metas e não planeja fazê-lo; e a Índia manteve sua meta de 500 GW, já compatível com o compromisso global.
A China deve incluir metas em seu novo Plano Quinquenal, mas detalhes ainda são incertos. A África do Sul, por sua vez, estuda a revisão de seu plano energético.
Com a COP30 se aproximando, o relatório alerta que,sem atualizações urgentes e planos de implementação eficazes, o mundo corre o risco de fracassar em uma de suas metas climáticas mais importantes.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Plano de contingência ao tarifaço deve sair até 3ª
Publicado em 10 de Agosto de 2025 ás 09h 20min
Estado define novas regras para mercadinhos em presídios
Publicado em 10 de Agosto de 2025 ás 07h 19min
Usinas do futuro vão aliar inovação, sustentabilidade e diversificação
Publicado em 10 de Agosto de 2025 ás 05h 21min