Noticias
Milho: Mercado Brasil registra negócios lentos e leve alta nos preços
17 de Março de 2026 as 09h 25min
Atraso na colheita da soja e custos logísticos influenciam o ritmo das negociações – Foto: Divulgação
O mercado brasileiro de milho apresentou ritmo mais lento de negociações ao longo da semana, com produtores adotando postura mais cautelosa na oferta e compradores demonstrando prudência na aquisição de novos lotes. O resultado é menor volume de negócios, apesar de leve valorização das cotações em algumas regiões do país.
As atenções do setor seguem voltadas às condições climáticas e ao avanço da colheita da soja, que ainda apresenta atraso em diversas regiões. Como consequência, o plantio do milho safrinha também ocorre de forma mais lenta, o que gera preocupação entre agentes do mercado quanto ao potencial produtivo da segunda safra.
Outro fator que influencia as negociações é o aumento dos custos de frete. Além disso, a volatilidade do dólar e do cenário internacional, intensificada pelas tensões geopolíticas envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, contribui para um ambiente de maior cautela.
No mercado interno, o valor médio da saca de milho foi cotado em R$ 66,27 no dia 12 de março, alta de 0,65% em relação à semana anterior. Entre as principais praças, os preços permaneceram estáveis em regiões como Cascavel/PR, Campinas/SP e Rio Verde/GO, enquanto cidades como Erechim/RS e Uberlândia/MG registraram leves altas.
No cenário externo, as cotações do milho apresentaram maior firmeza na Bolsa de Chicago. A alta do petróleo e a falta de novidades relevantes sobre a safra dos Estados Unidos ajudaram a sustentar os preços do cereal no mercado internacional.
As exportações brasileiras também seguem aquecidas. Nos primeiros cinco dias úteis de março, o país embarcou cerca de 311 mil toneladas de milho, gerando receita de US$ 72,5 milhões. Na comparação com o mesmo período de 2025, houve aumento de 31,6% no valor médio diário exportado e crescimento de 35,7% no volume embarcado, embora o preço médio da tonelada tenha registrado leve queda.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Brasil sentiu menos o aumento do petróleo que outros países
Publicado em 20 de Junho de 2026 ás 12h 45min
Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites
Publicado em 20 de Junho de 2026 ás 10h 48min
Etapas regionais dos Jogos Escolares e Estudantis começam neste sábado
Publicado em 20 de Junho de 2026 ás 08h 47min
