Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 30 de Abril de 2025

Noticias

Milho: projeções para a safra 24/25 indicam crescimento de 6,15%

29 de Abril de 2025 as 14h 33min

Expectativa é que a produção atinja 122,8 milhões de toneladas em MT– Foto: Assessoria

O cultivo de milho segue em bom ritmo e as expectativas para a safra 2024/25 são otimistas, com um crescimento de 6,15% na produção total de milho no Brasil, alcançando 122,8 milhões de toneladas, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O maior produtor do cereal, Mato Grosso, tem registrado boas condições climáticas, especialmente devido às chuvas na fase inicial do plantio.

De acordo com Paulo Laurente, head de marketing da ORÍGEO, a expectativa é positiva, com aumento da área plantada e produtividade nas regiões Centro-Oeste e Norte. “No entanto, o clima continua sendo um fator decisivo. Produtores no Nordeste devem estar atentos, pois algumas áreas ainda enfrentam dificuldades devido à falta de chuva”, afirmou Laurente. A confluência de boas chuvas no início da safra tem sido um fator crucial, proporcionando um bom começo para a produção.

O boletim da Conab destaca que o aumento na área plantada também contribui significativamente para o crescimento da produtividade. Nas regiões que receberam boas chuvas, a produtividade deve crescer 6,15% em comparação com a safra anterior. As lavouras na região Norte e Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso e Tocantins, estão se beneficiando das boas condições climáticas, o que resulta em um avanço expressivo na colheita.

Porém, em contrapartida, áreas como o Sudeste do Piauí e o Centro-Sul da Bahia enfrentam dificuldades devido à escassez hídrica, que prejudica o desenvolvimento da primeira safra. “Esse desequilíbrio nas chuvas prejudica a produtividade em algumas localidades, o que representa um desafio para os produtores da região”, completou Laurente.

Embora o clima seja um dos principais fatores para o sucesso da safra, Laurente também destaca a adoção de práticas adequadas de manejo fitossanitário e nutricional, que garantem uma melhor qualidade dos grãos. “A combinação entre boas práticas agrícolas e o clima favorável está resultando em produtividade acima da média, o que favorece a rentabilidade dos produtores e a competitividade do mercado”, afirmou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Importação de aeronaves avança no país com alta da demanda

Publicado em 29 de Abril de 2025 ás 18h 27min


Imóveis do MCMV são vendidos em esquema ilegal em VG

Publicado em 29 de Abril de 2025 ás 16h 22min


Russi defende posicionamento de MT sobre moratória da soja

Publicado em 29 de Abril de 2025 ás 14h 34min


Jornal Online

Edição nº1533 - 30/04/2025