Noticias
Moagem de cacau cai 16% e indústria enfrenta retração com custos altos
17 de Outubro de 2025 as 15h 38min
Custos altos e demanda menor – Foto: Divulgação
A moagem de cacau no Brasil somou 46,1 mil toneladas no terceiro trimestre de 2025, queda de 16,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC). No acumulado de janeiro a setembro, a retração é de 15,1%, totalizando 144 mil toneladas.
A presidente-executiva da AIPC, Anna Paula Losi, explica que os custos elevados da matéria-prima e a redução na demanda, especialmente por manteiga de cacau, comprimem as margens e limitam a retomada industrial.
O recebimento de amêndoas cresceu 2,3% no trimestre, somando 68,2 mil toneladas — resultado de entregas atrasadas. No acumulado do ano, o volume recebido está praticamente estável, com 126,4 mil toneladas. Ainda assim, há um déficit de 18 mil toneladas entre o volume recebido e o processado.
O ano-safra 2024/25 confirmou nova retração, com 180,8 mil toneladas, frente a 182,3 mil na safra anterior, refletindo impactos climáticos e estruturais no campo. Entre os estados, a Bahia teve o melhor desempenho, com alta de 20,9% no trimestre, enquanto o Pará recuou 15,8%. O Espírito Santo e Rondônia também registraram crescimento.
As exportações de derivados (manteiga, pó e líquor) caíram 19,7% em volume e 1,4% em valor, totalizando US$ 135,9 milhões. As vendas para os EUA cresceram em valor, mas caíram em volume, afetadas por tarifas adicionais.
Já as importações caíram 38% em volume, com forte recuo nas compras de manteiga de cacau (-96%), reflexo da oferta interna elevada e do consumo mais baixo.
No cenário global, o mercado segue volátil e dependente da África Ocidental, onde o clima seco ameaça a safra 2025/26. Europa e Ásia também reduziram o processamento, indicando um consumo mundial ainda enfraquecido.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Planeta gigante tem um dia mais longo que seu próprio ano, entenda
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 12h 14min
Fórum Regional das Mulheres do Campo espera reunir 400 participantes em Sorriso
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 10h 16min
CPI vai apurar venda irregular de espaços no Cemitério de Sinop
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 08h 19min
