Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Abril de 2024

Noticias

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

28 de Março de 2024 as 12h 13min

Prazo de até 30 dias para renovar a CNH após o vencimento – Foto: Divulgação

Os motoristas têm o prazo de até 30 dias para renovar a Carteira Nacional de Trânsito (CNH), após o vencimento do documento.

Durante esse prazo, o condutor pode continuar utilizando a CNH atual, enquanto realiza o processo de renovação, que pode ser feito pelo aplicativo MT Cidadão ou pelo site institucional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), sem a necessidade de deslocamento às unidades da autarquia.

A única etapa em que é necessário o deslocamento é para a realização do exame médico, que é agendado durante o preenchimento das etapas da renovação pelo aplicativo. Passado esse prazo de 30 dias, o motorista poderá ser multado e ter a CNH vencida apreendida, se for flagrado com a CNH vencida durante fiscalização de trânsito.

Para renovar o documento pelo MT Cidadão, o motorista deve baixar o aplicativo, fazer o cadastro e acessar a sua conta. Em seguida, ir em “Meus documentos” e depois em “CNH", onde irá aparecer o nome, categoria da CNH, validade, número de registro e quantidade de pontos. Na guia “Solicitações” deverá escolher a opção “Renovação da CNH”.

Após a confirmação, será emitido o boleto para pagamento da taxa de renovação da CNH, que é de R$ 134,32. Então, o condutor deverá agendar um horário junto à clínica médica indicada no RENACH para realizar os procedimentos do exame de aptidão física e mental.

No próprio aplicativo MT Cidadão, o condutor poderá consultar o status de auditoria e emissão da sua CNH e buscá-la na unidade do Detran-MT escolhida no início do processo.

No caso de inclusão da atividade remunerada, a abertura do processo pode ser iniciada pelo aplicativo MT Cidadão. Porém, o condutor que pretende exercer atividade remunerada no transporte de pessoas ou bens (motoristas de aplicativos, táxis, motoristas de ônibus, caminhões) deve passar por uma avaliação psicológica (psicotécnico) e Exame de Aptidão Física e Mental.

SERVIÇOS
ONLINE

Além da renovação da CNH, também estão disponíveis de forma online os seguintes serviços do Detran-MT: transferência veicular digital; emissão do Licenciamento Anual; segunda via da CNH; troca para CNH definitiva; solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID); troca para Placa Mercosul; segunda via de CRV; certidão de condutor; consulta de informações de veículos; defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Cuiabá tenta vencer pela primeira vez na estreia em casa na Série A

Publicado em 27 de Abril de 2024 ás 10h 46min


Shopping Sinop comemora Dia Mundial da Dança com ações gratuitas

Publicado em 27 de Abril de 2024 ás 07h 43min


Convênio garante R$ 10,4 milhões para asfaltar a Estrada Selene

Publicado em 27 de Abril de 2024 ás 06h 45min


Jornal Online

Edição nº1283 27/04/2024