Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 04 de Julho de 2025

Noticias

MT elabora plano para uso estratégico de IA

04 de Julho de 2025 as 07h 34min

A iniciativa também busca posicionar o estado em condições mais competitivas - Foto: Assessoria

Mato Grosso iniciou a elaboração de um plano estratégico para orientar o uso da inteligência artificial (IA) no estado. A proposta está sendo desenvolvida por um grupo coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com apoio da Fapemat, universidades, entidades públicas e representantes do setor produtivo.

A meta é organizar esforços para aplicar a tecnologia em áreas como meio ambiente, agronegócio, logística, segurança, saúde e educação. A iniciativa também busca posicionar o estado em condições mais competitivas frente à política nacional de IA, em curso desde 2021.

O debate ganhou força com a realização de um workshop nesta terça-feira (1º), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. O evento reuniu especialistas e representantes de instituições interessadas em contribuir com o projeto.

O plano mato-grossense dialoga com as diretrizes do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), mas adapta metas e ações à realidade regional. A proposta ainda está em construção e deverá passar por consulta pública antes de ser submetida à Assembleia Legislativa.

Entre os primeiros avanços estão o mapeamento do cenário atual em Mato Grosso, a realização de uma análise SWOT — que avalia forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — e a definição de eixos estratégicos, como missão, visão e valores.

Entre os principais desafios apontados estão a escassez de profissionais qualificados, a limitação na infraestrutura tecnológica — incluindo ausência de supercomputadores — e a falta de articulação entre iniciativas isoladas. Em contrapartida, o grupo identificou oportunidades como a implantação de um supercomputador em andamento, a criação de centros de excelência e o estímulo a startups.

Para o professor Cristiano Torezzan, da Unicamp, que integra a equipe técnica do projeto, é fundamental que o estado avance com ousadia nas áreas em que já possui relevância. “Mato Grosso precisa ser protagonista no uso de IA para impulsionar suas vocações naturais, como o agro e a logística”, afirmou durante o encontro.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Científico da Seciteci, Rodrigo Zanin, destacou que o plano não será apenas um documento institucional. “Precisamos de uma política de Estado, com integração de esforços e metas claras para evitar desperdícios”, disse.

Além da organização técnica, a proposta pretende atrair investimentos e definir diretrizes regulatórias para garantir o uso ético da tecnologia. Segundo o grupo, a IA já deixou de ser tendência para se tornar ferramenta prática de transformação.

No plano federal, o PBIA prevê R$ 23,2 bilhões em investimentos até 2029. Até maio deste ano, 31% das ações previstas já estavam em execução ou concluídas, enquanto 48% devem ser lançadas até o fim de 2025. Para Mato Grosso, esse cenário representa uma janela de oportunidade.

A expectativa da Seciteci é que o plano estadual seja finalizado ainda neste semestre e, após consulta pública, avance no Legislativo. A estratégia é envolver também o setor privado, considerado essencial para garantir soluções aplicadas e sustentáveis.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso libera 4 novos loteamentos e 910 alvarás de construção no 1º semestre

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 14h 36min


Novo sistema permite aplicação localizada de inoculantes

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 13h 32min


Rede estadual de ensino alcança 101 escolas cívico-militares

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 12h 33min


Jornal Online

Edição nº1581 - 04/07/2025