Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 14 de Fevereiro de 2026

Noticias

MT lança plataforma para monitorar qualidade do ar

20 de Setembro de 2025 as 11h 27min

Estado passa a disponibilizar dados em tempo real à população – Foto: Assessoria

O Governo do Estado apresentou a Plataforma de Monitoramento de Qualidade do Ar, que permitirá acesso a boletins diários com índices precisos em tempo real. O sistema envolve 30 sensores distribuídos estrategicamente pelo estado e contou com investimento de R$ 854,7 mil, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT. A iniciativa atende à Resolução 506/24 do CONAMA e promete tornar o acompanhamento da qualidade do ar mais transparente e confiável.

Segundo o governador Mauro Mendes, a união entre governo e universidade é essencial para gerar resultados concretos. "Medir a qualidade do ar é fundamental para orientar políticas públicas e proteger a população", afirmou. 

O sistema disponibiliza informações tanto para órgãos ambientais e defesa civil quanto para a sociedade, oferecendo dados precisos sobre a situação do ar em cada município.

O vice-reitor da UFMT, Silvano Galvão, ressaltou que a plataforma permitirá que Estado e municípios aprimorem políticas ambientais e de saúde. "Essa cooperação fortalece a pesquisa científica da universidade, beneficiando nossos programas de mestrado, doutorado e graduação", disse. 

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirmou que a plataforma representa um avanço significativo. Até o ano passado, os relatórios sobre qualidade do ar eram baseados em dados secundários fornecidos pelo Inpe, que nem sempre refletiam a realidade local. "Agora teremos informações locais e precisas, o que permitirá tomadas de decisão mais eficientes e políticas públicas mais assertivas", disse Mauren.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min


Temporal atinge Guarantã e deixa moradores isolados

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 08h 18min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026