Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 03 de Julho de 2025

Noticias

MT: protagonismo na produção mundial de grãos e fibras

03 de Julho de 2025 as 11h 09min

Volume projetado mantém estado entre os maiores produtores globais de soja, milho e algodão – Foto: AI

Mato Grosso tem se consolidado ao longo dos anos como potência global na produção de grãos e fibras e reforça seu papel estratégico na economia brasileira ao manter desempenho de destaque na safra 2024/2025. O estado segue liderando a produção agrícola nacional e contribuindo de forma expressiva para o abastecimento de mercados internacionais, com impacto direto na geração de empregos, arrecadação e no fortalecimento das cadeias produtivas.

Nesta safra, a estimativa é de que Mato Grosso colha 50,89 milhões de toneladas de soja, 50,38 milhões de toneladas de milho e 6,71 milhões de toneladas de algodão (considerando caroço e pluma), totalizando mais de 104 milhões de toneladas. O volume coloca o estado entre os maiores produtores do mundo em todas essas culturas.

Em comparativo feito a partir de dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Mato Grosso responde por cerca de 12% da produção mundial de soja, volume aproximadamente 2,5 vezes maior que o da China e 17 vezes superior ao da União Europeia.

Na produção de milho, o estado contribui com 4% da oferta global, ajudando o Brasil a se manter na sexta posição do ranking dos maiores produtores do planeta. Já o algodão mato-grossense representa cerca de 10% da produção mundial, o que mantém o país na quinta colocação global.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, afirmou que o desempenho da atual safra é resultado direto do amadurecimento do setor agropecuário no estado.

“Esses números refletem o resultado de décadas de investimento em tecnologia, gestão e logística no campo. Mato Grosso não é apenas um celeiro do Brasil, é uma referência global de produtividade e eficiência na agricultura”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Objeto recém-detectado é um cometa interestelar

Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 19h 38min


Prefeitura inicia construção de estacionamento no canteiro central da Avenida Tarumãs

Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 17h 37min


Consulta pública para construção de edital da Lei Aldir Blanc em Sinop

Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 17h 14min


Jornal Online

Edição nº1581 - 04/07/2025