Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 15 de Agosto de 2025

Noticias

Mudas de banana-terra anã impulsionam produção e renda em Cáceres

15 de Agosto de 2025 as 09h 17min

Variedade foi introduzida na região a partir da iniciativa da Empaer e da Embrapa – Foto: Divulgação

As ações do Governo de Mato Grosso, a partir da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT), têm impulsionado a produção e a comercialização da banana-terra anã em Cáceres, município que se tornou referência na multiplicação de mudas e no cultivo da variedade. Com alto potencial produtivo, resistência a pragas e ciclo mais curto, permitindo colheitas a partir de sete meses, a cultura garante renda e fortalece a agricultura de pequena escala no estado.

A variedade foi introduzida na região por iniciativa da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e adaptou-se às condições locais. Hoje, produtores do Assentamento Cinturão Verde lideram o cultivo e vêm adotando práticas modernas para ampliar a produtividade e a qualidade.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destaca que a experiência de Cáceres mostra como a união entre políticas públicas, pesquisa e organização social gera resultados. “O acesso a mudas de qualidade, assistência técnica e infraestrutura aumenta a renda e fortalece a economia local. É assim que a agricultura de pequena escala se torna mais competitiva e sustentável”, afirmou.

Com 35 anos de experiência na Empaer, Círo Cercino Santos, do Sítio Cerro Verde, participou da fase inicial de seleção e multiplicação das mudas. Ele explica que o plantio adensado adotado em sua propriedade chega a 2.800 plantas por hectare. “O objetivo é manter mais umidade no solo e controlar as plantas daninhas. Assim conseguimos uma produção maior do que no plantio tradicional, chegando a 500 caixas de banana por hectare”, disse.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Polícia prende traficante e fecha ponto de armazenamento de drogas em Lucas do Rio Verde

Publicado em 15 de Agosto de 2025 ás 12h 19min


Mauro defende cobrança aos países ricos: “Brasil não vai salvar o planeta sozinho”

Publicado em 15 de Agosto de 2025 ás 11h 18min


Busca por novos mercados e produção sustentável para driblar tarifaço

Publicado em 15 de Agosto de 2025 ás 10h 17min


Jornal Online

Edição nº1611 - 15/08/2025