Noticias
Municípios se preparam para atrair grandes investimentos
18 de Julho de 2025 as 15h 20min

A 57ª Expoagro virou vitrine para um tema que vem ganhando fôlego em Mato Grosso: atrair capital e impulsionar a economia por meio da promoção ativa de investimentos. O debate sobre o tema integrou a programação do Fórum do Setor Produtivo e reuniu nomes ligados ao desenvolvimento econômico de MT e Minas Gerais.
Cesar Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, explicou a lógica da Invest MT, agência recém-criada para funcionar como ponte entre empresas e o poder público. Inspirada em modelos como o de Minas Gerais, a estrutura foca no protagonismo do setor privado.
A proposta, segundo ele, é sair do modelo tradicional de agências estatais e dar autonomia técnica e agilidade. Miranda apontou medidas que buscam tornar o ambiente de negócios mais atrativo, como a automatização dos incentivos fiscais, e destacou projetos estratégicos como a ZPE de Cáceres e a internacionalização do aeroporto de Várzea Grande.
A experiência mineira foi apresentada por João Paulo Braga, da Invest Minas. Ele relatou o colapso fiscal enfrentado pelo estado em 2019 e como a criação de um "balcão único" para investidores mudou o cenário. O modelo já intermedeia investimentos bilionários em centenas de municípios e contribuiu para o crescimento do PIB local.
Uma das apostas de Minas é a mineração voltada à transição energética, especialmente no Vale do Jequitinhonha, que atrai investimentos em lítio e vem se tornando polo global do mineral.
Já o presidente da Invest MT, Mirael França Praeiro, detalhou a estratégia de internacionalização da agência. A agenda inclui feiras e rodadas de negócios na Bolívia, Peru e China, com destaque para a presença na China International Import Expo, em Xangai.
Ele também mencionou negociações com uma companhia aérea para abrir nova rota entre Mato Grosso e Bolívia, reforçando a logística de exportação. Para Mirael, o sucesso na atração de investimentos depende, principalmente, da preparação dos municípios. “Cada cidade precisa saber onde pode crescer e o que tem a oferecer. É com dados e clareza que se constrói confiança”, afirmou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min
Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min
Novos efeitos colaterais do Ozempic preocupam especialistas
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 19min