Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 13 de Julho de 2025

Noticias

Não dá para colocar carro-pipa em toda propriedade, diz Mauro

11 de Setembro de 2024 as 11h 11min

Governador reiterou que a maioria dos incêndios em MT é criminoso – Foto: Divulgação

Durante entrevista coletiva no Fórum Internacional da Agropecuária (Fiap), o governador Mauro Mendes (UB) afirmou que a maior parte dos incêndios florestais registrados em Mato Grosso nos últimos meses são criminosos e que um trabalho conjunto de cooperação está sendo feito com Mato Grosso do Sul para combater esses incêndios.

“As queimadas estão críticas em Mato Grosso, boa parte disso se deve ao clima, tempo seco. Mas a maioria dos incêndios foi porque alguém começou, algumas exceções são por causas naturais. Alguém está fazendo esse fogo, seja de forma criminosa ou até de forma descuidada, com alguma negligência", disse.

Mendes  explicou que determinou que as Forças de Segurança observem pelas imagens de satélite para identificar incêndios criminosos. Além disso, ressaltou que o Governo do Estado está mobilizado desde fevereiro para combater essas queimadas., mas que não é possível comparar MT com outros estados que não tem a mesma dimensão em território.

“Tudo o que podemos fazer, estamos fazendo, não dá para colocar um carro pipa em cada propriedade. Disponibilizamos esse ano R$ 70 milhões para combater as queimadas ilegais e também desmatamento ilegal. A cooperação entre os estados tem acontecido e vai continuar acontecendo”, afirmou.

No estado, 206 homens combatem 45 incêndios com apoio de quatro aviões, 65 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos. Em Chapada dos Guimarães, 26 bombeiros militares combatem, com apoio de um avião, dois incêndios na região do Complexo de Cavernas Aroe Jari e Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, e dão apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Fonte: DA REPORTAGEM - RD News

Veja Mais

Sem Pulgar, Flamengo prepara De la Cruz para suportar sequência

Publicado em 12 de Julho de 2025 ás 11h 31min


Gestão e rede hoteleira debatem ações para impulsionar turismo em Sorriso

Publicado em 12 de Julho de 2025 ás 09h 31min


Justiça absolve acusado de homicídio que confudiu faca com pacote de macarrão

Publicado em 12 de Julho de 2025 ás 07h 28min


Jornal Online

Edição nº1587 - 12/07/2025