Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 16 de Fevereiro de 2026

Noticias

NIF recebe denúncias via app e age diretamente em pontos críticos em Sorriso

21 de Agosto de 2025 as 09h 58min

Denuncie ao NIF – Foto: Divulgação

Manter a própria casa e o quintal limpos é uma premissa básica. Mas há momentos em que isso não ocorre. E quando a limpeza não é feita, pode colocar tanto a vida dos proprietários como de vizinhos em risco. Infelizmente, essas são situações recorrentes. Para inibir casos assim, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) de Sorriso mantém um canal direto com o cidadão, basta acionar a equipe WhatsApp (66) 99927 2611.

O coordenador do NIF, Gabriel Alves Rodrigues Neto, pontua que o Núcleo atende tanto as denuncias que chegam via aplicativo como às chamadas realizadas pelos agentes de combate a endemias (ACEs). Gabriel destaca que muitos vizinhos de casas abandonadas e terrenos baldios procuram o NIF. “Uma casa abandona com caixa d’água aberta, piscina cheia e sem manutenção é o prato cheio para a proliferação do Aedes”, explica.

O coordenador salienta que assim que recebe um chamado a equipe se desloca para verificação. Em caso de imóveis fechados e que não se consegue contato com o proprietário, a ação passa ser conjunta com as equipes de Segurança Pública e a comunicação imediata ao Ministério Público do Estado (MPE).

Quando constatada uma situação propícia à procriação do Aedes, a multa pode chegar até a R$ 12.604,00, seguindo a Lei Estadual nº. 11932 de 30 de novembro de 2022  (Disponível no LegisWeb https://share.google/gJLvopDPv3QZA5v0f). O melhor, reforça Gabriel, é manter tudo limpo evitando o pagamento de multas e um ambiente nocivo.

Já no caso dos ACEs, como fazem visitas à empresas e residências, acabam se deparando com locais de alto acúmulo de lixo, pontos ideais para a proliferação de animais peçonhentos e em especial para criadouros do Aedes aegypti, mosquito portador de várias arboviroses como a dengue, chikungunya e zika vírus. Inclusive, uma das preocupações do NIF e também da Vigilância em Saúde Ambiental, é o acompanhamento de pontos estratégicos (PEs) como borracharias, ferros-velhos e outras empresas em que criadouros do Aedes são constatados com maior frequência.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Nova Rota prevê fluxo de 440 mil veículos durante Carnaval

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 16h 17min


Morre motociclista ferido em acidente em Sinop; segundo em 24 horas

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 14h 18min


Com gol de pênalti, Luverdense vence o Sport Sinop e abra vantagem na semi

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 13h 19min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026