Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Fevereiro de 2026

Noticias

Nova lei assegura às gestantes poder a escolha entre parto normal ou cesárea

14 de Outubro de 2025 as 06h 34min

Lei também garante o direito a um acompanhante no parto e pós-parto – Foto: Divulgação

A partir de agora, gestantes atendidas na rede pública de saúde de Sinop têm o direito de escolher entre o parto normal ou cesariano (cirúrgico). A medida está prevista em lei, sancionada pelo prefeito Roberto Dorner (PL) na última sexta (10), após aprovação pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a legislação, a vontade da gestante deve ser respeitada, desde que ela comprove residência fixa no município, por meio de documentos como contas de consumo, título de eleitor e cartão do SUS.

A escolha pelo parto cesariano, porém, só será confirmada após orientação médica sobre os benefícios do parto normal e “os riscos de cesarianas repetidas”, além da avaliação sobre a maturidade do bebê.

A decisão deverá ser registrada em um termo de consentimento livre e esclarecido, redigido em linguagem simples. A única exceção ocorre quando o médico identificar risco à saúde da mãe, hipótese em que o profissional deverá detalhar a justificativa no prontuário e no partograma.

A lei também assegura à gestante o direito de ter um acompanhante de sua escolha durante o trabalho de parto e no pós-parto imediato, conforme determina a legislação federal.

Caso a mulher opte pelo parto normal, com condições clínicas adequadas, deverá ter sua decisão respeitada, com direito a analgesia e episiotomia (corte no períneo para ampliar a abertura vaginal), se necessário.

Ainda de acordo com a lei, hospitais e maternidades municipais deverão fixar cartazes informando o direito de escolha da gestante e os contatos da ouvidoria municipal, Defensoria Pública e Ministério Público Estadual. A norma se aplica exclusivamente às unidades públicas de saúde e às conveniadas com o município.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Banco do Brasil tem lucro de R$ 20,68 bilhões em 2025

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 12h 14min


Por conta do Carnaval, rotina da Administração Municipal será alterada na próxima semana

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 11h 13min


Piloto de 23 anos morre em queda de avião agrícola

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 10h 13min


Jornal Online

Edição nº1736 - 12/02/2026