Noticias
Nova Zelândia propõe taxar gases emitidos pelo gado
16 de Outubro de 2022 as 08h 00min
Ideia é que a taxação comece a partir de 2025 – Foto: Divulgação
A Nova Zelândia propôs nesta semana tributar os gases de efeito estufa produzidos naturalmente pelo gado ao arrotar, soltar pum e fazer xixi. A medida é parte de um plano para combater as mudanças climáticas e, segundo o governo, seria a primeira taxa agrícola do tipo no mundo.
A proposta foi criticada por opositores, agricultores e pecuaristas do país. Membros do partido conservador contrário ao partido trabalhista da primeira-ministra Jacinda Ardern alegam que o plano terá o efeito contrário: acabará com a agricultura na região, que será substituída por outros países menos eficientes na produção de alimentos e, portanto, mais poluidores.
A indústria agrícola é vital para a economia da Nova Zelândia. Os produtos lácteos, incluindo os produtos enviados para a China, são os maiores exportadores do país. Mas o fato também faz com que cerca da metade das emissões de gases de efeito estufa no país sejam provenientes do gado, em especial por conta do metano dos arrotos e gases do gado e óxido nitroso da urina.
O debate faz parte de uma avaliação global mais ampla sobre o impacto da agricultura no meio ambiente e as medidas que alguns dizem serem necessárias para a mitigação.
“Não há dúvida de que precisamos reduzir a quantidade de metano que estamos colocando na atmosfera e um sistema eficaz de precificação de emissões para a agricultura desempenhará um papel fundamental em como conseguiremos isso”, afirmou James Shaw, ministro de Mudanças Climáticas.
A ideia é que a taxação comece a partir de 2025. Todavia, o projeto inclui subsídios financeiros aos produtores e estímulo para que sejam plantadas mais árvores nessas propriedades rurais para servirem como compensação pelo carbono emitido.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Memphis se pronuncia sobre Saída do Corinthians: “muito decepcionado”
Publicado em 13 de Agosto de 2026 ás 17h 02min
Câmeras de segurança com IA podem prever crimes, mas existe um risco...
Publicado em 13 de Agosto de 2026 ás 16h 03min
Nova Xavantina: iniciada pavimentação no trecho do Córrego Salgadinho
Publicado em 13 de Agosto de 2026 ás 15h 03min
