Noticias
Novo calendário entrega o Brasileirão mais longo da era dos pontos corridos
28 de Janeiro de 2026 as 05h 56min
Calendário será um assunto para todos os meses do ano – Foto: Divulgação
O Campeonato Brasileiro de 2026 começa nesta quarta-feira (28), e o calendário será um assunto para todos os meses do ano. Essa edição é a primeira que será disputada de janeiro a dezembro nos pontos corridos.
O Diário do Estado MT pesquisou a duração de cada Brasileirão, entre 2003 e 2025, e confirmou que, neste ano, a liga nacional terá o maior número de dias em disputa.
A edição 2026 é a primeira que começará em janeiro, no dia 28. A data de início mais próxima disso pertence aos Brasileirões de 2003 e 2025: 29 de março. Os dois anos citados tinham o maior número de dias em disputa: 260 para 2003, 254 para 2025. A edição 2026 terá 308 dias, de acordo com o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Maio é o mês em que o Campeonato Brasileiro começou mais vezes, com 11 edições, seguido por abril, com duas a menos. Dezembro domina os encerramentos, em 21 das 23 edições analisadas.
A edição 2020 teve as datas mais diferentes entre início e fim: de agosto a fevereiro do ano seguinte. A pandemia da Covid-19 atrasou o começo do Brasileirão. Apesar disso, não foi a que teve menos dias em disputa. A marca pertence a 2013, com 196 dias, um a menos que 2011, que vem logo atrás.
A primeira rodada do Brasileirão 2026 está marcada para o dia 28 de janeiro, e a data base para o encerramento é no fim de semana do dia 2 de dezembro. Oito dos dez jogos da jornada inicial estão marcados para o dia inaugural da competição.
Em 2026, os clubes também terão uma inter temporada, por conta da disputa da Copa do Mundo. Serão 30 dias de recesso do Brasileirão, ao longo de todo o mês de junho, e mais 20 dias de preparação até o retorno da liga nacional.
Outras edições que estão entre as de maior duração nos pontos corridos, como 2003 e 2019, também tiveram esse tipo de paralisação. Na última, por exemplo, a inter temporada aconteceu por conta da Copa América, disputada no Brasil.
O Brasileirão 2026 começa com sete jogos hoje e outros três na quinta (29). A rodada será aberta com quatro partidas simultâneas, às 18h: Vitória x Remo, Atlético-MG x Palmeiras, Coritiba x Bragantino e Inter x Athletico-PR. Atual campeão, o Flamengo joga às 20h30, quando visita o São Paulo.
ESTADUAIS
Os estaduais, que passaram da metade ao redor do país, serviram de laboratório em suas primeiras partidas. A maioria das equipes colocou em campo times mistos, reservas ou recheados de jovens jogadores nas primeiras rodadas. Mas as entradas em cena dos elencos principais, nas últimas semanas, podem dar uma mostra de quais delas chegam mais competitivas neste início de nacional.
De todos os estaduais do Brasil, o badalado Campeonato Paulista foi o que menos ofereceu oportunidades para seis times do estado que disputam a Série A testarem escalações alternativas. Entre clássicos e grandes jogos, já houve espaço para conhecer a equipe de melhor aproveitamento em 2026 quando tem seu time principal em campo e até um primeiro esboço de crise. O primeiro é o Palmeiras, atual vice-campeão brasileiro, que disputou quatro de seus cinco jogos com boa parte de seus titulares. Foram três vitórias e uma derrota, 75% de aproveitamento. Dois triunfos foram em clássicos, sobre Santos (1 a 0) e São Paulo (3 a 1).
O tricolor, inclusive, é uma das equipes que iniciou o ano sob muita pressão. Das equipes que tiveram seus atletas principais em campo por três jogos ou mais na temporada, é a que tem o menor aproveitamento: 33,33% em quatro jogos. A temporada já tinha começado turbulenta nos bastidores, com votação do impeachment (e posterior renúncia) do presidente Julio Casares, e seguiu complicada em campo.
O tricolor estreou com uma pesada derrota para o Mirassol (3 a 0), mesmo com os titulares em campo, e segue em situação delicada após a derrota para o alviverde. Atualmente, ocupa a antepenúltima colocação do estadual, com os mesmos quatro pontos do Noroeste, que abre a zona de rebaixamento. “Estamos preocupados, mas temos três rodadas, com Santos, Primavera e Ponte Preta. Pode acontecer de tudo”, analisou o técnico Hernán Crespo.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min
Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
Sport Sinop pode se classificar ou mesmo cair em campeonato equilibrado
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 06h 45min
