Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 04 de Julho de 2025

Noticias

Novo sistema permite aplicação localizada de inoculantes

04 de Julho de 2025 as 13h 32min

Dispositivo ajusta dosagem em tempo real – Foto: Assessoria

A adoção de inoculantes no plantio de culturas no Brasil ganha mais relevância a cada nova safra, especialmente em sistemas agrícolas sustentáveis. Esses produtos biológicos, que contêm microrganismos benéficos como bactérias fixadoras de nitrogênio e solubilizadoras de fósforo, são amplamente utilizados na soja, milho e feijão.

A adoção tem crescido devido aos ganhos agronômicos e ambientais da prática, como o aumento da produtividade, a melhoria da eficiência no uso de nutrientes e a redução da dependência de fertilizantes químicos. Além disso, é incentivada por políticas públicas e avanços na pesquisa.

Em prol de aperfeiçoar ainda mais a prática, a FertiSystem, empresa brasileira especializada em soluções para plantio e fertilização, lança o Impetus, um sistema de aplicação líquida no sulco voltado à distribuição de inoculantes biológicos. A ferramenta foi desenvolvida para utilização em diferentes modelos de plantadeiras e também para atender a uma demanda crescente por eficiência na distribuição de insumos e praticidade nas operações de campo.

O sistema foi projetado para garantir que a aplicação ocorra apenas quando necessária e com a dosagem correta. “Isso evita o uso excessivo de inoculantes, reduz perdas e contribui para um aproveitamento mais eficiente dos insumos. A dosagem é controlada por sensores, o que reduz a necessidade de ajustes constantes pelo operador, e a instalação é compatível com kits universais ou adaptações personalizadas”, explica o engenheiro mecânico Luis Henrique de Carli Tironi, responsável técnico pelo desenvolvimento do produto.

Além disso, o especialista acrescenta que a solução opera com uma bomba de diafragma de 12V, válvula reguladora de pressão, conexões padrão de mercado e filtragem em dois estágios. Já a capacidade do tanque varia entre 400 e 1,2 mil litros, conforme o projeto.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 18h 17min


ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 16h 38min


Pragas podem dizimar até 60% da lavoura antes da colheita

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 15h 37min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025