Noticias
Operações aéreas crescem 46% em MT e reforçam o apoio às forças policiais
12 de Dezembro de 2025 as 08h 05min
Operações aéreas do Ciopaer crescem 46% - Foto: Divulgação
Como parte do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) aumentou em 46% o número de operações em apoio às forças de segurança, entre janeiro e novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De janeiro a novembro de 2025, as equipes do Ciopaer estiveram presentes em 191 operações de combate à criminalidade, enquanto, no mesmo período do ano anterior, participaram de 131.
O crescimento na participação operacional do Ciopaer também possibilitou, por exemplo, um salto de 413% na quantidade de entorpecentes apreendidos, subindo de 1,4 para 7,2 toneladas. O número de armas apreendidas também subiu, de 18 para 42 unidades, o que representa 133% a mais em relação ao ano anterior.
As buscas aéreas para a recuperação de veículos roubados e furtados são outra prova da intensificação do trabalho e da eficiência da unidade aérea da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Foram 126 veículos localizados com o auxílio de buscas aéreas, entre janeiro e novembro deste ano, contra 54 do mesmo período de 2024. Isso representa um crescimento de 133% na localização de motocicletas, veículos utilitários, carros de passeio e outros modelos.
O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Thiago Braz, afirmou que essa produtividade é resultado da intensificação do combate à criminalidade implementado pelo governo em todas as unidades das forças de segurança de Mato Grosso.
“Esses resultados estão diretamente ligados ao enfrentamento às facções e ao fortalecimento da integração entre as forças de segurança, o que permitiu intervenções mais ágeis e precisas, assim como a ampliação do número de operações e ocorrências atendidas”, analisou.
Além das ações do programa Tolerância Zero, Thiago Braz atribui o aumento de operações ao programa Vigia Mais MT, o programa de videomonitoramento em segurança, que está presente em 129 municípios mato-grossenses.
“O uso de tecnologias, como câmeras inteligentes e leitura automática de placas, tem aprimorado o monitoramento e direcionado às atividades de forma mais eficiente, permitindo um tempo de resposta muito mais rápido à sociedade”, destacou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Conheça o Pyramids, próximo adversário do Flamengo na Copa Intercontinental
Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 10h 11min
Prefeitura de Lucas fortalece o desenvolvimento de empresários por meio do curso Empretec
Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 09h 11min
Filha de cantora assassinada pelo “Rei do Bolero” defende prevenção
Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 07h 05min
