Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 25 de Maio de 2025

Noticias

O que é o Triângulo das Bermudas?

07 de Março de 2025 as 12h 08min

O número exato de navios e aviões que desapareceram no Triângulo das Bermudas desde meados do século XIX, quando os primeiros registros começaram, não é conhecido. A estimativa mais comum é de cerca de 50 navios e 20 aviões – mas há quem diga que esses números alcançam centenas. 

Alguns navios foram encontrados na área completamente abandonados, outros simplesmente nunca mais foram vistos. Aeronaves desapareceram enquanto sobrevoaram o Triângulo das Bermudas, assim como suas missões de resgate. 

O Triângulo das Bermudas é uma seção não oficial do Oceano Atlântico, onde dezenas de navios e aviões desapareceram, muitos sem deixar nenhum vestígio. Com o passar dos anos, o mistério gerou diversas explicações, tanto naturais quanto sobrenaturais.

De ovnis, monstros marinhos e buracos negros até o continente perdido de Atlântida, não faltam teorias criativas. Mas o que a ciência tem a dizer sobre o Triângulo das Bermudas e suas desaparições? 

O trecho de mar entre a Flórida, Porto Rico e Bermudas, formado por aproximadamente 1,5 milhão de km², é mais conhecido como Triângulo das Bermudas por sua forma triangular.

O sumiço de diversos aviões e navios foi atribuído a essa área em meados do século XX, quando artigos sensacionalistas ou, no mínimo, criativos foram publicados. Assim criou-se a lenda do Triângulo das Bermudas.

Um dos incidentes reais mais famosos ocorreu em 1945, quando um grupo de cinco bombardeiros da Marinha dos EUA desapareceu na área. Mas o primeiro registro documentado é de 1950, quando o jornalista Edward Van Winkle Jones abordou tendenciosamente o curioso desaparecimento de vários navios ao longo das costas das Bahamas.

Em 1964, Vincent Gaddis cunhou o nome “Triângulo das Bermudas” em um artigo de revista sobre a região. Desde então, outros autores passaram a contribuir com o mistério, relatando casos sobrenaturais de desaparecimento em artigos e até mesmo livros de ficção. Além disso, nas décadas seguintes, naufrágios e acidentes com aviões foram frequentemente atribuídos às forças destrutivas do Triângulo.

O mito dos perigos da região foi desmentido em 1975, quando o piloto Larry Kusche publicou um livro sobre a área. De acordo com a sua pesquisa, os relatos sobre o Triângulo das Bermudas eram imprecisos, exagerados ou não verificados. 

Apesar do alto volume de tráfego aéreo e marítimo, fato é que o Triângulo das Bermudas não apresenta um número significativamente maior ou estatisticamente incomum de acidentes e naufrágios. A área sequer é considerada como perigosa pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Em outras palavras, embora diversas teorias fantasiosas tenham sido propostas com relação ao Triângulo das Bermudas, nenhuma delas prova que desaparecimentos misteriosos ocorrem com mais frequência do que em outras seções com alto volume de tráfego.

O que aconteceu de verdade é que, depois que o mito se tornou popular, a mídia passou a atribuir mais naufrágios e acidentes aéreos às forças misteriosas do Triângulo das Bermudas – sem qualquer base na realidade. Agora, por conta do avanço da tecnologia, é possível rastrear o tráfego aéreo e marítimo com maior precisão, invalidando a narrativa fantástica.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Polícia Civil fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 13h 40min


Fiscalização em Sinop mira imóveis com prazos vencidos

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 11h 39min


Cooperativismo do agro discute desafios, oportunidades e traça o futuro do setor

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 09h 37min


Jornal Online

Edição nº1552 - 24/05/2025