Noticias
O que Inter, Vitória, Santos, Fortaleza, Ceará e Atlético precisam para evitar queda
06 de Dezembro de 2025 as 09h 21min
Inter apanhou nas duas últimas rodadas e entra nessa com a corda no pescoço – Foto: Divulgação
Flamengo campeão em disputa direta com o Palmeiras, sete garantidos na próxima Libertadores. Se a parte de cima da tabela do Brasileirão está praticamente resolvida, as atenções para a última rodada estarão voltadas na luta contra o rebaixamento.
Seis equipes brigam para escapar das duas vagas que restam no Z-4: Atlético-MG, Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional. Todos eles jogam no domingo (7) e fazem as contas para não fazer companhia a Juventude e Sport, únicos que caíram com antecedência.
Mas o que cada equipe precisa fazer para continuar na elite nacional em 2026? E qual a combinação que acaba com qualquer chance de permanência? O Diário do Estado MT mostra abaixo as contas
INTER
Time em pior situação entre aqueles que não estão rebaixados, com 41 pontos e em 18º lugar, o Inter fecha a campanha contra o Red Bull Bragantino, domingo, no Beira-Rio. Derrota ou empate derrubam a equipe de Abel Braga, que precisa vencer para manter viva a chance de permanência na elite.
O problema colorado é que não basta ganhar: é preciso torcer por ao menos dois tropeços entre Vitória, Fortaleza e Ceará. O Santos também pode ser alcançado pelo Inter, mas a diferença no saldo de gols (hoje de -8 a -15) torna a missão bem improvável.
VITÓRIA
A equipe baiana abre a zona de rebaixamento, em 17º na tabela, com 42 pontos. No domingo, recebe o São Paulo no Barradão, em Salvador, e precisa da vitória para seguir com chance de escapar do rebaixamento.
Mas só isso não será suficiente. Além de ganhar diante da torcida, os baianos vão secar Santos, Ceará e Fortaleza, já que um deles precisa tropeçar para que o Vitória o ultrapasse na última rodada.
FORTALEZA
O Laion é o primeiro time fora da degola, com 43 pontos. É também quem vive o melhor momento, com quatro vitórias consecutivas, que o tiraram do Z-4 em um momento crucial na temporada.
Contra o Botafogo, no Rio, o time de Martín Palermo se salva com uma vitória simples. Caso empate, precisa torcer para que dois entre Vitória, Inter e Ceará também tropecem. Uma derrota do Fortaleza também exige que dois concorrentes deixem pontos pelo caminho (o Colorado precisaria perder, enquanto o Vitória pode no máximo empatar e não superar o saldo de gols).
CEARÁ
Com a mesma pontuação que o rival Fortaleza, mas com saldo de gols melhor (-4 a -13), o Ceará fecha a campanha em 2025 contra o Palmeiras, no Castelão provavelmente lotado em busca do último suspiro de felicidade.
Vitória simples, assim como a de outros concorrentes, garante a permanência na elite. Um empate deixa a situação encaminhada, mas ainda será preciso torcer para que no máximo um entre Fortaleza, Vitória e Inter o supere em pontos. Caso seja derrotado, o Vozão secará para que dois terminem com pontuação menor a sua.
SANTOS
As duas vitórias seguidas fizeram o Santos respirar e subir para a 14ª colocação, com 44 pontos, abrindo dois de vantagem para o Vitória e três para o Internacional, que estão dentro da zona de rebaixamento. No domingo (7), o Peixe recebe o Cruzeiro, na Vila Belmiro, e o adversário deve preservar seus principais jogadores pensando na semifinal da Copa do Brasil.
Se vencer, o Santos escapa do rebaixamento. Em caso de empate, não pode mais ser alcançado pelo Internacional e aí teria que torcer para Ceará, Fortaleza ou Vitória não ganharem - o time baiano ainda precisaria tirar um saldo de 10 gols em caso de vitória.
Em caso de derrota, o Santos tem que torcer por tropeços de dois dos quatro adversários: o Ceará precisaria perder, enquanto Fortaleza, Vitória e Internacional teriam que ganhar.
ATLÉTICO-MG
Em 13º lugar, com 45 pontos, o Galo recebe o Vasco, na Arena MRV. O adversário apenas cumpre tabela na rodada final. O Atlético-MG escapa da queda com vitória ou empate. Se perder, o Galo tem que torcer por um tropeço de um dos quatro adversários: o Santos, Ceará, Fortaleza ou Vitória. Mesmo se ganhar, o rubro-negro baiano precisa tirar uma diferença de 12 gols no saldo.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Governo cria grupo para debater direitos de entregadores por app
Publicado em 06 de Dezembro de 2025 ás 13h 25min
Governo destaca Ferrogrão como projeto prioritário
Publicado em 06 de Dezembro de 2025 ás 11h 25min
6 dicas para lidar com o estresse e a ansiedade nesta época
Publicado em 06 de Dezembro de 2025 ás 07h 18min
