Noticias
Palestrante no Circuito Aprosoja, Sérgio Sacani conhece a SpectraX em Sinop
09 de Abril de 2025 as 16h 17min
Cientista e youtuber será palestrante durante o Circuito Aprosoja – Foto: Assessoria
Na terça-feira (8), o cientista e divulgador científico Sérgio Sacani, criador do canal Space Today, esteve em Sinop para visitar indústrias e aproveitou para conhecer as instalações da SpectraX, empresa que atua com tecnologias espaciais e dados geoespaciais aplicados ao agronegócio e ao meio ambiente.
Durante a visita, Sacani conversou com o CEO da empresa, Dr. Carlos Silva Jr. Um dos temas abordados foi o crescente interesse da população por ciência e astronomia, principalmente nas redes sociais, e os desafios para transformar essa curiosidade em apoio efetivo à ciência no Brasil.
“Talvez o maior problema seja o nosso sistema educacional. Ele não é feito para aguçar a curiosidade, mas para preparar o aluno para uma prova no final da vida escolar, como o Enem. Toda criança gosta de dinossauros, quer ser astronauta. Em algum momento isso se perde. Quando se perde esse interesse, é difícil resgatar. E aí soma-se a falta de incentivo à ciência, de investimento, e a gente vai ficando pra trás”, comentou Sacani.
Ele também destacou o impacto direto da ciência espacial na vida das pessoas, principalmente quando falamos em agricultura, preservação ambiental e combate à fome. “A SpectraX mostra, com clareza, que investir em ciência espacial é investir em soluções para problemas muito reais. Você lança um foguete, coloca um satélite no espaço e os dados daquele satélite ajudam, por exemplo, a saber onde a soja cresce melhor, onde pode haver desmatamento, como evitar queimadas... Esses dados ajudam diretamente a vida das pessoas. A gente ouve muito: ‘pra que lançar foguete se tem gente passando fome?’. Justamente para isso! Para combater a fome com informação e tecnologia.”
O professor e CEO da SpectraX, Dr. Carlos Silva Jr., destacou a importância e relevância da pesquisa científica. “É um prazer receber uma referência em ciência no Brasil, como é o caso do Sacani, e poder compartilhar tudo o que fizemos nesses mais de 15 anos de experiência. Apesar de a SpectraX ser recente, ela é fruto de anos de pesquisa e dedicação, de maturamento e de aprendizado. Ver esse reconhecimento e mostrar como a ciência pode impactar positivamente o cotidiano é extremamente gratificante”.
Sérgio Sacani será o palestrante do Circuito Aprosoja MT, que irá percorrer 32 núcleos (sendo as regiões Sul e Norte em maio e Oeste e Leste em junho). Ele estará em Sinop no dia 19 de maio.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Reforma tributária põe em risco o crédito de 66,2% das notas fiscais
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 15h 55min
TRE rejeita recurso e mantém Flávia Moretti no cargo de prefeita de Várzea Grande
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 14h 54min
Com risco de queda, Prefeitura de Sorriso organiza remoção de árvores da Área Verde
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 13h 54min
