Noticias
Paulistão 2026 "Champions League": entenda o novo formato do Estadual
10 de Janeiro de 2026 as 09h 09min
Corinthians é o atual campeão – Foto: Divulgação
O Campeonato Paulista 2026 chega com novidades em seu sistema de disputa. O novo formato do Estadual tem inspiração na Champions League da Europa. A mudança feita pela Federação Paulista de Futebol (FPF) acontece após a alteração do calendário da CBF, que coloca o Brasileirão começando em 28 de janeiro. Desta forma, os clubes da elite disputam as partidas do torneio nacional de maneira concomitante com os jogos dos estaduais.
A primeira fase do Paulistão será disputada no sistema de pontos corridos. As equipes enfrentam os rivais do mesmo pote e terão mais cinco rodadas contra equipes de outros potes.
Como os quatro principais times (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) foram cabeças de chave, a FPF garantiu a realização dos clássicos estaduais. O dérbi campineiro, entre Guarani e Ponte Preta, também será realizado.
No fim, os oito melhores colocados na classificação geral avançam para o mata-mata do torneio, enquanto os dois piores serão rebaixados à Série A2. Depois, as fases de quartas e semifinais serão realizadas em jogos únicos. Apenas a decisão do campeonato acontecerá em duas partidas. O Paulistão 2026 começa no dia 10 de janeiro, e a final está programada para acontecer no dia 8 de março.
ESTREANTE
O Primavera, de Indaiatuba, a cerca de 100 km da capital São Paulo, vai disputar o Campeonato Paulista pela primeira vez na história em 2026. A presença do clube de 99 anos na elite estadual quebra uma marca de uma década.
Desde 2016 que o Paulistão não tinha um time estreante. Os dois últimos tinham sido o Água Santa e o Novorizontino. Entre rebaixamentos e retornos, o Água Santa chegou a ser vice em 2023. Já o Novorizontino se consolidou na elite, caiu em 2022, voltou no ano seguinte e em 2024 foi semifinalista.
Antes, o Capivariano e o Red Bull Brasil tinham debutado no Paulistão, em 2015. O Capivariano ficou dois anos, caiu em 2016, chegou a disputar a Série A3, mas se recuperou de 2023 para cá e agora retorna à elite estadual após 10 anos como atual campeão da Série A2.
O Red Bull Brasil, por sua vez, disputou o Paulistão até 2019, mandando os jogos em Campinas. Sem conseguir resultados no cenário nacional, a empresa comprou o Bragantino, então na Série B do Brasileiro. O Red Bull Brasil, também conhecido como Toro Loko, virou time B, acabou rebaixado e depois extinto em 2025.
Outro time que já esteve no posto de caçula do Paulistão é o Audax, em 2014. Dois anos depois, o time foi vice sob o comando do técnico Fernando Diniz, mas acumulou quedas nos anos seguintes. A última delas foi na Série A4 de 2025, indo parar na quinta divisão paulista.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min
Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
Gergelim ganha espaço e se consolida como segunda opção de safra em MT
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 06h 51min
