Noticias
Peixoto: Sema-MT realiza operação para coibir garimpo ilegal
21 de Maio de 2025 as 13h 52min

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concluiu fiscalização em rios da região de Peixoto de Azevedo contra a prática de garimpo ilegal. A ação, que começou na sexta (16), foi requerida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso após risco eminente de contaminação da água fornecida à população em razão do garimpo ilegal.
De acordo com o balanço da operação, foram inutilizados nove motores diesel de balsas garimpeiras, sendo um escariante; sete antenas de internet Starlink; duas caixas gravimétricas de seis polegadas e oito barras de cano de seis polegadas, utilizados para extração ilegal. As multas relacionadas à degradação ambiental estão sendo calculadas.
Conforme averiguação da Sema, todas as atividades fiscalizadas estavam operando sem licenciamento, causando poluição ambiental com avanço em Área de Preservação Permanente (APP), gerando erosão e sedimentos no leito dos rios Peixoto, Peixotinho e Braço Norte.
No caso do rio Peixoto, as balsas estavam próximas captações de água bruta dos munícipios de Matupá e Peixoto de Azevedo, impactando em uma população de, aproximadamente, 50 mil habitantes.
No requerimento enviado à Sema, a Promotoria de Justiça de Peixoto de Azevedo destaca que as polícias Civil e Militar têm registrado ocorrências de garimpo ilegal em Matupá.
“A situação faz-se preocupante, não apenas com a proteção ambiental, mas também com a saúde pública. Isso por que a água potável fornecida aos munícipes é captada do rio onde ocorre o garimpo ilegal com frequência. O risco de contaminação do rio é iminente, com dano incalculável à sociedade”, diz o documento do MPMT.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Audiência pública vai debater a criação de loterias em MT
Publicado em 22 de Maio de 2025 ás 06h 10min
Sinfra inicia manutenção na MT-140 entre Campo Verde e S.R. Trivelato
Publicado em 22 de Maio de 2025 ás 05h 09min
Russi classifica como “desnecessário” o aumento de vagas na AL
Publicado em 21 de Maio de 2025 ás 17h 17min