Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 23 de Dezembro de 2025

Noticias

Pivetta destaca recuperação da previdência estadual

13 de Outubro de 2025 as 10h 47min

Vice-governador cita ações que reduziram déficit – Foto: Assessoria

O equilíbrio da previdência estadual de MT foi tema central no 12º Encontro de Gestores de RPPS, realizado nesta semana, em Cuiabá. Durante o evento, o vice-governador Otaviano Pivetta afirmou que o Estado conseguiu reverter um déficit atuarial superior a R$ 1,3 bilhão graças às medidas adotadas desde o início da atual gestão.

Segundo Pivetta, a recuperação começou com a Reforma da Previdência Estadual, implementada em 2020, e os resultados já aparecem. “As contribuições iniciadas em 2022 possibilitaram a formação de um fundo robusto, seguro e capaz de garantir a aposentadoria dos servidores públicos do Estado”, afirmou.

O encontro, promovido pela Associação de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios Mato-grossenses (Apremat), também reuniu os prefeitos de Sinop e Comodoro, Roberto Dorner e Rogério Vilela, além do secretário de Administração de Nova Mutum, Ildo Ademir Faccio. Eles participaram do painel “Legado e Futuro: Previdência Municipal como Pilar da Gestão Pública”.

Durante sua fala, o vice-governador recordou o período em que comandou a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Contou que foi preciso renegociar dívidas e reorganizar as contas da previdência municipal, um trabalho que rendeu reconhecimento nacional anos depois. “Desde a virada do milênio, enfrentamos grandes desafios. Em 2016, Lucas do Rio Verde foi reconhecida como o primeiro município do país a receber a certificação do Pró-Gestão, do Ministério da Previdência Social. O que fizemos lá, eu e Mauro Mendes replicamos no Estado”, destacou Pivetta.

Ele defendeu que o regime próprio de previdência social é fundamental para a estabilidade fiscal e o desenvolvimento social. “Cuidar da previdência é cuidar do futuro dos trabalhadores de hoje. Quando há austeridade e responsabilidade, mesmo diante de decisões impopulares, garante-se uma aposentadoria digna a quem dedicou sua vida ao serviço público”, concluiu.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

MT registra o maior número de feminicídio dos últimos 5 anos

Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 07h 15min


ANTT destrava Ferrogrão e retoma agenda ferroviária

Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 05h 14min


Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 13h 23min


Jornal Online

Edição nº1701 - 23/12/2025