Noticias
Pivetta passa às prefeituras escolha de quem recebe CNH Social gratuita
14 de Julho de 2026 as 08h 20min
Medida busca aproximar investimentos das demandas regionais - Foto: Divulgação
O governo de Mato Grosso decidiu ampliar a participação dos municípios na definição de projetos considerados prioritários para as cidades. A medida, conduzida pelo governador Otaviano Pivetta, estabelece um modelo em que as administrações municipais passam a ter maior influência na indicação das ações que devem receber atenção do Estado.
A mudança segue uma linha de descentralização defendida pelo Executivo estadual, com o argumento de que os gestores locais possuem maior conhecimento sobre as necessidades de cada região. A intenção é fazer com que os investimentos públicos sejam direcionados a demandas identificadas diretamente pelas comunidades.
Segundo Pivetta, a transferência de protagonismo aos municípios representa uma tentativa de tornar a gestão mais próxima da população. "Quem vive a realidade de uma cidade todos os dias é o prefeito, os vereadores e a comunidade local. O Estado precisa ouvir essas pessoas e construir políticas públicas que tenham resultado prático na vida da população", afirmou.
O governador também destacou que a participação das prefeituras não significa ausência de acompanhamento por parte do Estado. "Descentralizar não é abandonar responsabilidades. É permitir que as decisões sejam tomadas mais perto de onde os problemas acontecem, mantendo critérios técnicos, fiscalização e compromisso com a aplicação correta dos recursos", disse.
A medida, porém, aumenta a responsabilidade dos municípios na definição das prioridades. Prefeituras terão de apresentar planejamento e capacidade técnica para acompanhar a execução das iniciativas escolhidas, além de prestar contas sobre os resultados obtidos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Textos e desenhos de professores e alunos integram livro da ASCL
Publicado em 30 de Setembro de 2026 ás 08h 24min
Justiça marca data para julgar médico, a mãe e mais um por duplo homicídio
Publicado em 30 de Setembro de 2026 ás 07h 24min
Campanhas ao Governo gastam R$ 5,47 milhões em mídia
Publicado em 30 de Setembro de 2026 ás 06h 22min
