Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Política fiscal impulsiona investimentos e atrai atenção do mercado imobiliário em Sinop

29 de Janeiro de 2026 as 04h 42min

Recente atualização da legislação do ISSQN começa a gerar resultados concretos – Foto: Divulgação

A política pública financeira adotada pela Prefeitura de Sinop tem se consolidado como um importante vetor de desenvolvimento econômico e segurança jurídica para o setor produtivo, especialmente na construção civil. A recente atualização da legislação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) já começa a gerar resultados concretos, com reconhecimento público de lideranças estaduais do mercado imobiliário.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (Creci-MT), Claudecir Conttreira, destaca a condução responsável e estratégica da gestão municipal. Segundo ele, a nova legislação representa um ambiente favorável ao investimento e à geração de empregos, a ponto de influenciar diretamente decisões empresariais e profissionais.

“Com essa política as empresas dirão: 'eu vou para Sinop, não vou ficar na capital'. Não compensa. O prefeito Roberto Dorner [...] reduziu em 2% o ISS para construtoras que atuam na linha econômica. Ele incentivou a vinda de outras construtoras. Vocês têm ideia de quantos bilhões isso significará, por exemplo, no universo de 500 mil unidades habitacionais que uma grande empresa pretende construir?”, afirmou o presidente do Creci-MT, ao elogiar os incentivos previstos na nova lei do ISSQN.

A Lei Complementar nº 226/2025, em vigor desde 20 de outubro, reduziu a alíquota do ISSQN para a construção civil de 4% para 2% e instituiu um sistema de descontos progressivos que beneficia o contribuinte conforme a forma de pagamento. Para quem opta pelo pagamento em parcela única, o desconto chega a 38%. Já o parcelamento em até seis vezes garante redução de 33%, e em até 12 vezes, desconto de 28% nos anos de 2025 e 2026. Em 2027, o abatimento à vista será de 33%.

A medida que altera e, ao mesmo tempo, concede benefícios para quem investe em Sinop, foi uma construção a várias mãos: Prefeitura de Sinop (Secretaria de Finanças e Orçamento, também Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação), Câmara de Sinop, setor de contabilistas e profissionais da construção civil de Sinop. Para a secretária de Finanças, Ivete Mallmann, a medida é resultado de uma atualização necessária do Código Tributário Municipal, alinhada a novos entendimentos jurídicos e construída com diálogo institucional.

“Um dos nossos melhores atrativos hoje, é a construção civil, tanto na geração de emprego e renda quanto na atração de investidores. Para o município, isso retorna por meio de impostos. Por isso, para nós, a redução da alíquota faz um diferencial e contribui para que atraíamos cada vez mais investimentos para o nosso município. Esperamos que, no ano de 2026, possamos sentir ainda mais esses avanços. Sabemos que, com a reforma tributária, em 2033 não haverá mais a incidência do ISS, pois ele será extinto em razão do novo IBS, mas até lá o município de Sinop é um município atrativo e importante no âmbito da construção civil do estado de Mato Grosso”, pontuou Ivete.

A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, ressaltou que Sinop vive um dos maiores ciclos de crescimento urbano do país e que a construção civil é peça-chave nesse processo.

“A política pública financeira é uma aliada estratégica do planejamento urbano. Medidas como a redução da alíquota do ISS ajudam a criar um ambiente seguro e atrativo para quem deseja investir em Sinop, especialmente no setor da habitação. Isso demonstra visão de futuro, porque permite que a cidade cresça de forma planejada, com mais empreendimentos, mais moradia e desenvolvimento urbano alinhado às diretrizes do município”, comentou ela.

Com uma política fiscal equilibrada, baseada no diálogo e na previsibilidade, Sinop se consolida como um município que alia crescimento econômico, responsabilidade financeira e estímulo ao setor produtivo — características que reforçam sua posição de destaque no cenário estadual e nacional.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Sport Sinop pode se classificar ou mesmo cair em campeonato equilibrado

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 06h 45min


Projeto para duplicar BR-163 no Nortão avança após aval do TCU

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 04h 47min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026