Noticias
Prefeitura de Sinop intensifica ações de combate e rastreio da hanseníase durante campanha do Janeiro Roxo
09 de Janeiro de 2026 as 06h 48min
Ações integram o calendário nacional de combate à doença – Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Sinop promove diversas ações de rastreio e combate à hanseníase durante o “Janeiro Roxo” — campanha nacional de combate e rastreio da doença. As ações incluem atendimentos específicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. Neste ano, as ações contemplam também a qualificação de novos profissionais da saúde que integram a Atenção Primária à Saúde.
Entre os dias 15 e 17, a equipe médica, composta por dois médicos especialistas no combate e diagnóstico da doença, realizará o matriciamento entre o Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose (CRHT) e a Unidade Básica de Saúde Palmeiras. O mesmo trabalho acontecerá com as equipes médicas das UBSs Violetas (Marilene Freitas Cervantes) e Jacarandás, entre os dias 29 e 31.
O matriciamento é uma estratégia utilizada, em especial, no Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de promover a produção de saúde compartilhada, tendo como objetivo ampliar o cuidado integral e resolver problemas de forma colaborativa. A técnica busca reduzir a fragmentação do atendimento e evitar o encaminhamento desnecessário de pacientes para outros setores.
“O foco desse serviço é a troca de saberes e o desenvolvimento da técnica pedagógico-terapêutica, para fortalecer a capacidade de cuidado da equipe de referência”, comentou o coordenador do CRHT, Márcio Henrique de Souza.
Nos dias 26 e 27, a Secretaria promoverá a qualificação profissional em todas as UBSs que possuírem enfermeiros e técnicos de enfermagem recém-admitidos na rede de Atenção Primária à Saúde. A ação visa capacitar os profissionais recém-chegados com conhecimento técnico e promover a sensibilização da rede sobre a doença.
“O estado de Mato Grosso possui hoje a maior taxa de detecção de hanseníase do país e do Centro-Oeste. Em 2023, o estado foi responsável por 20% de todos os novos diagnósticos do país, uma taxa elevada. Somente em 2025, Sinop detectou 226 novos casos e realizou o retratamento de mais 128 pacientes. Por isso, é importante que, não apenas em janeiro — mês de conscientização —, mas durante todo o ano, os pacientes procurem atendimento para verificar se manchas que surgiram no corpo ou quadros de dormência estão relacionados à doença”, destacou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
AMM alcança filiação total dos municípios
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 12h 53min
Mulher é presa suspeita de comprar mounjaro de marca proibida pela Anvisa
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 10h 54min
Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026
Publicado em 08 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
