Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

Noticias

Prefeitura de Sinop orienta setor turístico sobre Cadastur

16 de Janeiro de 2026 as 09h 41min

Cadastro obrigatório para parte dos empreendimentos – Foto: Divulgação

Gratuito e realizado de forma online, o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) permite que pessoas físicas e jurídicas atuem de maneira regularizada no mercado nacional e oferece maior segurança aos turistas que buscam serviços formalizados.

Por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a Prefeitura de Sinop reforçou a orientação aos empreendedores do setor turístico sobre a necessidade de adesão ao sistema, especialmente para atividades em que o cadastro é obrigatório.

Atualmente, a exigência se aplica a meios de hospedagem, agências e guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos, enquanto restaurantes, bares e outros serviços podem aderir de forma facultativa.

Segundo a diretora de Turismo do município, Leidiane Viegas, o cadastro amplia as oportunidades para os empreendedores locais. “O cadastro oferece aos empreendedores inserção em ações do ministério, visibilidade nacional e internacional e acesso a financiamentos exclusivos”, afirmou.

Além da regularização, o Cadastur é apontado como essencial para a credibilidade dos negócios, conforme destacou o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Mauro Dall Agnol. “Não há custo algum para o empreendedor e os benefícios são muitos, como acesso a qualificações e maior visibilidade”, disse.

Para o planejamento municipal, o dirigente explicou que a ferramenta ajuda a mapear o setor turístico, enquanto a empresária Karina Turatti ressaltou o impacto para o desenvolvimento local. “O Cadastur organiza, dá credibilidade e ajuda a posicionar Sinop como um destino competitivo e preparado”, concluiu.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min


Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min


Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026