Noticias
Principal região produtora nos EUA registra presença inédita de cigarrinha do milho
27 de Agosto de 2024 as 10h 33min

A principal região produtora de milho dos Estados Unidos registrou a presença inédita de cigarrinha do milho nas lavouras. A quantidade de insetos tem causado enfezamentos na plantação, preocupando pesquisadores e agricultores da região.
Apesar da infestação da cigarrinha, as lavouras estão com espigas bem formadas e alimentam as expectativas de um desempenho promissor. Esse é o cenário no meio-oeste norte-americano após um bom regime de chuvas nesta safra.
Conforme explica o agrônomo Cesar Augusto Guareschi, as chuvas foram regulares e conseguiram destinar a quantidade necessária à cultura do milho para uma produtividade satisfatória.
A presença de pragas, como o percevejo, a lagarta helicoverpa zea e a diabrótica (larva que se alimenta da raiz do milho), preocupa os produtores. No entanto, a cigarrinha tem sido o motivo de maior atenção nesta temporada. “Parte do Texas, da Califórnia e algumas regiões da Flórida e até mesmo no sul dos Estados Unidos, já tem relatos e problemas em anos anteriores”, afirma o professor entomologista da Universidade do Missouri, Ivair Valmorbida.
Em Oklahoma e Missouri a presença da cigarrinha contaminada nos milharais é novidade. Isso aumenta a apreensão do setor produtivo diante da falta de conhecimento com relação ao comportamento do inseto e aos danos causados na produtividade final da safra. Ivair pontua que os norte-americanos estão tentando entender esse “novo cenário” e que não sabem de onde vieram os insetos. Uma hipótese, segundo ele, é que elas podem ter sido trazidas por tempestades oriundas da região sul do país.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Fim da taxa de verificação de taxímetros beneficiará 300 mil taxistas
Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 17h 18min
Reconhecimento facial leva à prisão de mulher procurada por tráfico
Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 16h 18min
Ônibus escolares passam por vistoria em Sorriso
Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 15h 17min