Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 05 de Maio de 2025

Noticias

Procon alerta sobre a ilegalidade de empréstimos com cartão de crédito

05 de Abril de 2025 as 05h 51min

Prática ilegal, abusiva e pode causar o superendividamento – Foto: Divulgação

Você já deve ter visto essa faixa nas rotatórias e canteiros de cidades como Sinop e Sorriso. Empréstimo e pagamento no cartão. Significa dinheiro fácil, oportunidade, rápido e sem burocracia. Uma boa, né? Não. Não é não.

O assessor jurídico do Procon Sorriso, Daniel Wurzius, alerta que a prática é ilegal, e ainda pode aumentar o endividamento da pessoa, dado que os juros costumam ser altíssimos.

“O Procon tem recebido denúncias desta prática e precisamos esclarecer que esta modalidade é ilegal e abusiva, sendo considerada uma fraude ao sistema financeiro, à medida que simula uma venda que não ocorreu, liberando o crédito de forma indevida”, detalha, complementando que as operadoras dos cartões muitas vezes nem sabem desta modalidade de operação.

“Orientamos aos consumidores que, se precisarem de créditos, que busquem instituições específicas para esta finalidade, e só façam operações financeiras desta natureza se puderem arcar com o pagamento, evitando o superendividamento, que pode comprometer o orçamento familiar”, orienta o advogado.

Ah, e quem viu a faixa que estava afixada no canteiro central, ofertando esta modalidade de empréstimo? Pois é. Da mesma forma que o empréstimo nesta modalidade é irregular, instalar faixas assim é igualmente ilegal.

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) já efetuou a notificação e a multa para este tipo de obstrução de canteiros, bem como do passeio público é de 30VRFs, o que corresponde a R$ 3.333,33. Caso a população precise acionar o Procon, está disponível o contato de WhatsApp é o 99715-9078. Já para fazer denúncias junto ao NIF, é só entrar em contato pelo 66 9927-2611.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Aprosoja critica Fávaro por omissão com setor do agro

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 16h 12min


O que aconteceu com o planeta que a Terra “engoliu”?

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 12h 20min


Justiça rejeita pedido de extinção do Parque do Cristalino II em MT

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 10h 07min


Jornal Online

Edição nº1536 - 03/05/2025