Noticias
Produções mato-grossenses são destaque na VIII Mostra Sesc
09 de Julho de 2025 as 10h 46min

Duas produções do cinema independente do Mato Grosso foram selecionadas para compor a programação da oitava edição da Mostra Sesc de Cinema (MSDC). O curta-metragem “Outro Lugar” integra o Panorama Brasil, enquanto “Mopái Pjuta Ãkakje’y – a Roça e os Alimentos Myky” representa o estado na categoria Destaques Estaduais. No total, 48 obras foram escolhidas em todo o país (7 longas, 1 média e 40 curtas), que serão exibidas em unidades do Sesc de diversos estados ao longo de um ano.
A Mostra Sesc de Cinema é atualmente o maior projeto de visibilidade para o cinema independente brasileiro. Em 2025, bateu recorde de inscrições, com mais de 2.145 filmes enviados — um crescimento de 40% em relação ao ano anterior — e 60% das obras inscritas foram inéditas.
O curta dirigido por Perseu Azul, “Outro Lugar”, conta a história de Júlia que encontra um ovo gigante em um lugar mágico dentro da sua escola e acredita que quando ele eclodir ela se tornará uma rainha dos dragões, mas os adultos querem impedi-la de realizar este sonho.
Já o documentário “Mopái Pjuta Ãkakje’y – a Roça e os Alimentos Myky”, selecionado como Destaque Estadual, dirigido por Kamtinuwy Myky, Kojayru Myky, Mãnynu Myky, Njãkyru Myky, Njãwayru Myky, Takarauku Myky, Tipuu Myky, traz à tona os saberes tradicionais do povo indígena Myky.
Através do cotidiano da roça e da relação com os alimentos, o curta valoriza práticas ancestrais, o vínculo com a terra e a importância da preservação cultural. Um registro potente sobre resistência e identidade, realizado com respeito e protagonismo indígena.
Além da expressiva diversidade regional, a edição de 2025 da Mostra também comemora a maior presença de mulheres na direção: das 48 obras selecionadas para a mostra nacional, 26 foram dirigidas ou codirigidas por mulheres.
A Mostra destinou R$ 200 mil ao licenciamento das obras, que serão exibidas gratuitamente em unidades do Sesc de todo o país a partir de setembro. Os filmes fazem parte de um repertório maior, com 268 títulos que compõem as mostras nacionais, regionais e estaduais.
As obras foram selecionadas por comissões locais compostas por especialistas convidados e técnicos do Sesc, valorizando a diversidade de estilos e temáticas do audiovisual brasileiro.
SOBRE A MOSTRA
Desde sua criação em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se firmou como uma das mais importantes iniciativas de fomento ao cinema independente nacional. O projeto busca ampliar o acesso do público à produção audiovisual brasileira que não encontra espaço no circuito comercial, promovendo a visibilidade de novos talentos e valorizando a pluralidade cultural do país. Ao longo de suas edições, mais de 400 obras já foram licenciadas e exibidas em diversas regiões do Brasil.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Lei Penal: Mauro Mendes defende endurecimento
Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 13h 48min
MT registra mais de 300 assassinatos em 6 meses
Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 12h 47min
Vaz diz que trecho entre Lucas e Mutum estará duplicado até o final deste ano
Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 11h 46min