Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Junho de 2026

Noticias

Projeto impede pais homicidas de manter convivência com filhos

20 de Novembro de 2025 as 14h 53min

Projeto impede pais homicidas de manter convivência – Foto: Assessoria

O Projeto de Lei 5.724/2025, apresentado pelo deputado federal José Medeiros (PL), determina a perda automática do poder familiar quando um dos responsáveis cometer homicídio tentado ou consumado contra o pai ou a mãe da criança. 

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para impedir que menores permaneçam em convivência direta ou indireta com o autor da violência.

O texto também proíbe que familiares do agressor assumam guarda, tutela ou adoção. A justificativa afirma que situações assim expõem crianças a riscos emocionais severos e podem ampliar traumas. “Não é razoável que um menor seja inserido em um ambiente ligado ao autor do crime”, aponta.

Pelo projeto, a prioridade de guarda será da família da vítima, desde que avaliação técnica confirme segurança e estabilidade. Parentes do agressor só poderão assumir a responsabilidade em situações excepcionais e consideradas seguras por equipes especializadas do Judiciário.

O PL prevê ainda que o sistema de Justiça ofereça acompanhamento psicossocial, atendimento psicológico e apoio educacional às crianças afetadas pela violência. A intenção é evitar revitimização e reduzir o impacto de ambientes relacionados ao agressor.

As regras valeriam para crimes cometidos por cônjuges, companheiros, ex-parceiros ou pessoas com vínculo íntimo de afeto. O deputado afirma que a lacuna legal atual permite situações que “ferem o interesse da criança e comprometem sua proteção integral”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Alerta nacional na Argentina: o que se sabe sobre o sumiço de uma cápsula de césio-137

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 17h 42min


Musicalização fortalece vínculos de crianças e adolescentes em Sinop

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 15h 48min


Receita vai publicar lista de “devedores contumazes”

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 14h 47min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026