Noticias
Projeto proporcionará construção de ninhos artificiais para araras em Juara
04 de Abril de 2025 as 16h 47min
Meta é instalar estruturas de madeira que acondicionem as aves – Foto: Divulgação
A bióloga e chefe de educação ambiental da divisão de Meio Ambiente em Juara, Irene Baganha, confirmou que está em andamento a implantação do projeto “Juara das Araras”, voltado ao desenvolvimento de ninhos artificiais no perímetro urbano e que serão destinados à preservação de araras-canindé.
A meta é instalar estruturas de madeira que acondicionem as aves em troncos de árvores ou plantas lenhosas (grande porte) na avenida Arinos, lago Geraldão e parque de exposições da Acrivale. “Esse projeto já existe em Sinop”, “e a moradia das nossas araras”, “a gente resolveu fabricar os ninhos em parceria com a Cadeia Pública de Juara, pela marcenaria dos reeducandos”, detalhou Baganha.
A forte presença da espécie, dado ao período migratório, tem ocasionado danos no paisagismo urbano pela construção de “moradias naturais”. No entanto, a profissional destacou que as atividades estão sendo realizadas em tempo hábil, considerando que o período reprodutivo ocorre entre os meses de dezembro a maio. Além disso, serão plantadas árvores frutíferas para garantir alimento aos animais.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Câmara aprova CPI contra Águas de Sinop
Publicado em 24 de Fevereiro de 2026 ás 19h 12min
Secretaria de Saúde intensifica combate à dengue com ações em Nova Mutum
Publicado em 24 de Fevereiro de 2026 ás 15h 15min
MT tem 365 mil filiados a partidos políticos
Publicado em 24 de Fevereiro de 2026 ás 14h 15min
