Noticias
Qual o melhor horário para tomar café da manhã? Estudo responde
07 de Agosto de 2025 as 14h 07min
O café da manhã é frequentemente considerado como uma das refeições mais importantes. Mas o horário em que você se alimenta pela primeira vez no dia pode ser muito mais importante do que você imagina.
Pelo menos é o que revela um estudo do ISGlobal. Segundo os pesquisadores, pessoas que tomam café da manhã após as 9h apresentam um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aquelas que se alimentam antes das 8h.
Durante o trabalho, a equipe acompanhou mais de 100 mil participantes pelo período de cerca de sete anos. A conclusão foi que tomar café da manhã após as 9h pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 59%.
De acordo com os pesquisadores, o horário em que você se alimenta pela manhã afeta o equilíbrio hormonal e aumenta o risco de doenças metabólicas. Quem come mais cedo, por exemplo, tem menor risco de resistência insulínica, obesidade e síndrome metabólica.
Além disso, o horário da primeira refeição influencia diretamente o funcionamento do relógio biológico e os níveis de cortisol. O hormônio, ligado ao estresse e à regulação da energia, tem um pico nos primeiros 30 a 45 minutos após o despertar e queda gradual ao longo do dia.
Os cientistas explicam que, durante um jejum prolongado, os níveis de insulina diminuem e o corpo começa a usar estoques de gordura como fonte de energia. Isso pode melhorar a sensibilidade à ação da insulina e reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue.
Consuma proteínas de boa qualidade, como ovos, iogurte integral, queijos magros, ou proteínas vegetais bem combinadas. Esses alimentos são essenciais, pois ajudam a modular o cortisol e sustentam os níveis de glicose de forma gradual.
Gorduras boas, como abacate, azeite, castanhas ou sementes, auxiliam na produção de hormônios esteroides, como o estrogênio, a progesterona e até o próprio cortisol, além de oferecerem saciedade e estabilidade emocional ao longo da manhã. Outra opção é a água morna com limão, que ajuda na hidratação e na digestão.
Chás naturais, como chá verde ou hibisco, e café preto sem açúcar também são benéficos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Exportação de açúcar deve atingir 1,83 mi de toneladas em fevereiro
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 15h 19min
Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min
BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min
