Noticias
Quase 80% da área de algodão já foi semeada em MT, diz IMEA
11 de Fevereiro de 2025 as 10h 53min
No mesmo período da safra passada, esse percentual era de 98,87% - Foto: Fator MT
Mato Grosso contava até o dia 7 de fevereiro com 79,56% da área de algodão coberta com as sementes. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O relatório divulgado na última sexta (7) mostra que na variação semanal o avanço foi de 26,08 pontos percentuais. Entretanto, apesar de significativo, não foi suficiente para ultrapassar o saldo de 98,87% da safra 2023/24 no mesmo período. O atraso segue também em relação à média histórica de 85,36%, segundo o Instituto.
Em meio as regiões produtoras, aponta o relatório semanal de semeadura do algodão, a nordeste é a mais adiantada no estado com 90%. Em seguida vem a sudeste com 86,09% e a centro-sul com 80,62%.
No médio-norte mato-grossense 79,14% do algodão já foi plantado e no noroeste 76,66%. A região mais “atrasada” é a oeste com 73,12%.
Ao contrário do milho, em que manteve a perspectiva de safra para a temporada 2024/25, o Imea revisou as projeções para o algodão. A área, em decorrência ao excesso de chuvas, foi reduzida em 0,75% na variação mensal. A nova estimativa é de 1,52 milhão de hectares.
Apesar da redução da área na variação mensal, o Instituto ressaltou que a intenção de plantio do cotonicultor mato-grossense ainda é 4,20% superior a extensão registrada na safra 2023/24. Incremento esse sustentado, principalmente, pela rentabilidade mais atrativa.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Asteroides ameaçam a Terra? Entenda como cientistas monitoram rochas espaciais
Publicado em 10 de Julho de 2026 ás 16h 28min
Júlio Campos indica racha no UB em MT
Publicado em 10 de Julho de 2026 ás 15h 29min
Mais vagas de estacionamento na Avenida Joaquim Socreppa em Sinop
Publicado em 10 de Julho de 2026 ás 14h 30min
