Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 19 de Maio de 2025

Noticias

Querência tem hoje uma das maiores fazendas do mundo

05 de Setembro de 2023 as 12h 00min

Fazenda Roncador em Querência – Foto: Divulgação

A Fazenda Roncador é hoje a maior fazendo em extensão única do país e uma das maiores de todo o mundo. Ela é maior do que toda a região metropolitana da Capital Paulista, com mais de 600 km de estradas internas e cerca de mil moradores.

Inicialmente, a partir de uma área de 24 mil hectares, no final da década de 1970, uma construção deu origem a uma gigantesca estrutura implantada pelo ex-tropeiro Pelerson Soares Penido (1918-2012).

Seu Penido, como era chamado por todos, já tinha uma longa e bem-sucedida carreira como engenheiro civil, mas por principalmente ser um empreendedor nato e de conseguir desafiar a projeção de uma iniciativa pecuária à frente do seu tempo.

Naquele momento, logo no início do projeto, ele já contava com 60 anos de idade, o que não o fez intimidar, dando nascimento ao que atualmente é conhecido como Fazenda Roncador.

Hoje, a Fazenda Roncador possui 152 mil hectares em um espaço com mais de 607 km de estradas pavimentadas, além de possuir um aeroporto. Sua localização fica em Querência. Cerca da metade da fazenda abrange uma concentração de matas nativas e de áreas de proteção permanente.

UMA NOVA INTEGRAÇÃO

Há pouco mais de 10 anos, iniciou-se um novo ciclo com a implantação progressiva da integração lavoura-pecuária (ILP), na adoção de novas práticas de gestão e uma nova compreensão da relação com o meio ambiente. Só em 2019, a produção da Roncador chegou aos registros de 5,2 mil toneladas de carne e de 166.256 de soja, o que confere à sua trajetória um caso de sucesso.

A Fazenda Roncador, através de seus princípios de integração sustentável (plantio, pecuária, pessoas e planeta), nesses últimos 10 anos, conseguiu desenvolver a implantar um modelo próprio que chama de “verdadeira simbologia” entre gado, pasto e soja. Na verdade, o seu sistema não gerou apenas uma cadeia produtiva, mas um grande ecossistema único, onde pessoas podem usufruir diretamente de seus resultados.

Dessa forma, é possível qualificar essa integração entre consumidor e meio ambiente, já que os métodos utilizados (como de captura de carbono e colaboração ao combate do aquecimento global) conferem o que hoje é conhecido como integração 4P: plantas, pecuária, pessoas e planeta.

Por exemplo, a soja, por ser uma leguminosa, ajuda a fixar o nitrogênio no solo, colaborando com o crescimento do capim, permitindo reduzir e a necessidade de fertilizantes. Da mesma forma, uma palhada de soja não é retirada, fazendo com oque seja absorvida como adubo, ajudando a proteger o solo da erosão.

E mais, com o desenvolvimento de um modelo próprio de produção, o resultado foi impressionante: um aumento de 41 vezes no volume de alimentos produzidos e mesmo consumida na mesma área, sem derrubar uma única árvore. Assim, a Fazenda Roncador exibe seu selo de governança para o futuro, pois vem demonstrando como é possível realizar uma boa gestão aliada à tecnologia.

A reinvenção do setor do agro no Brasil deve ser observada nestes critérios indicados pela atual operação agropecuária que expressa rentabilidade e sustentabilidade em um novo processo. Tudo isso, com respeito às pessoas, aos animais e ao planeta.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Assembleia aprova mudanças no cadastro de pedófilos

Publicado em 18 de Maio de 2025 ás 12h 37min


Vietnã, Egito e Irã representam 60% das exportações de milho

Publicado em 18 de Maio de 2025 ás 10h 35min


Capacitação reforça integração na Operação Lei Seca em Sorriso

Publicado em 18 de Maio de 2025 ás 08h 34min


Jornal Online

Edição nº1547 - 17/05/2025