Noticias
“Queremos ajudar o pequeno produtor a se tornar grande e independente", diz secretária
20 de Agosto de 2025 as 10h 58min
Andreia Fujioka falou sobre as metas da Seaf para o resto do ano – Foto: Mayke Toscano
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, afirmou, durante entrevista ao podcast MT Conectado, que o objetivo das ações e dos investimentos do Governo de Mato Grosso nos pequenos produtores é ajudá-los a se tornarem grandes e independentes.
“Queremos pegar na mão do pequeno produtor, ajudar o produtor que precisa ser ajudado, para que chegue o momento em que ele possa se tornar independente, seguir sozinho e se tornar um grande produtor. Esse é o nosso objetivo dentro da Seaf”, afirmou a secretária.
A declaração da secretária se deu enquanto explicava o projeto MT Produtivo, que prevê a assistência de R$ 560 milhões aos produtores de pequena escala até 2030, em parceria com o Banco Mundial. Segundo a secretária, Mato Grosso decidiu implementar o projeto após o sucesso verificado em outros Estados do país e até em outras cidades ao redor do mundo.
“São Paulo projetou que a implementação desse projeto aumentaria em até 30% o valor bruto da produção, e cresceu 85%. O processo começa na regularização da propriedade. Depois, entramos com o projeto produtivo, com recurso, assistência técnica e acompanhamento. Enquanto o produtor está produzindo, tem um núcleo que vai trabalhar com a inteligência de mercado. Quando estiver pronto para o produtor entregar a produção, o projeto vai apresentar para onde o produtor vai vender”, explicou a secretária.
No podcast, a secretária Andreia Fujioka falou também sobre a meta da Seaf de entregar mais de mil máquinas até o final do ano, da publicação do segundo edital do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf), da assistência prestada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e entre outras ações desenvolvidas pelo governo para apoiar a agricultura familiar no estado.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Líderes do Jardim Carolina, Topázio e Rota do Sol dialogam com Alei em Sorriso
Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 12h 48min
Sorriso aposta no turismo agro sustentável na FIT Pantanal 2026
Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 12h 45min
Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR
Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 10h 50min
