Noticias
‘Querem ser sustentáveis em cima do produtor’, diz presidente do Sindicato Rural de Lucas
16 de Agosto de 2024 as 11h 22min
Mundo estaria “incomodado” com a aceleração da potencialidade – Foto: Divulgação
“Sustentabilidade é modismo. As pessoas esqueceram da sua própria sustentação, que é o alimento”, pontua o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain. Na avaliação dele, assim como do setor produtivo e de alguns especialistas, a aceleração da potencialidade produtiva de Mato Grosso estaria “incomodando”, o que explicaria tamanha rigidez internacional quanto à sustentabilidade.
Presente no painel Sustentabilidade do terceiro Fórum Técnico Mais Milho, na quarta (14) em Cuiabá, Vilmondes Tomain disse que Mato Grosso é um estado “precoce”, que “cresceu rápido”, mas que em meio a isso “soube preservar”.
“O produtor sabe que se não fizer a lição de casa, não tem acesso ao crédito. Temos o Código Florestal e a legislação estadual que nos põe mais normas, regras. Temos aí a Moratória da Soja e da Carne atropelando essa legislação. O mundo está de olho em Mato Grosso”.
Ainda segundo o presidente do Sistema Famato, “essa aceleração da potencialidade que Mato Grosso tem de entregar, de produzir… Isso assusta. Isso [restrições e exigências] é mecanismo de trava que colocam em cima da gente para tentar frear [esse crescimento]”.
Tomain destacou também que, ao contrário do produtor dos Estados Unidos que recebe subsídio e garantias, para o produtor mato-grossense e brasileiro a “garantia é produzir mais”.
“O volume faz a diferença. Isso traz segurança de receita. Mato Grosso foi o primeiro estado a ser cobrado a seguir à legislação. Mato Grosso incomoda o mundo todo. O produtor é empreendedor. Me preocupa que quem nos representa [os governantes] não enxerga isso”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
OpenAI nega acusações da Apple de roubo de segredos comerciais
Publicado em 17 de Julho de 2026 ás 15h 39min
Assembleia aprova LDO de 2027 com receita de R$ 42,1 bilhões
Publicado em 17 de Julho de 2026 ás 14h 39min
Lucas do Rio Verde fortalece Guarda Civil com aquisição de 8 novas motos
Publicado em 17 de Julho de 2026 ás 13h 38min
