Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 28 de Abril de 2024

Noticias

Quinta-feira Santa é feriado? E como fica a Sexta-feira da Paixão?

27 de Março de 2024 as 18h 15min

Primeiros anos da encenação da Paixão de Cristo pelo grupo Lanteri — Foto: Reinaldo Reginato

O período da Semana Santa, que celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo, é o mais importante do ano para a Igreja Católica. A dúvida de sempre é se o feriado é somente na Sexta-feira da Paixão e como fica a Quinta-feira Santa.

QUINTA-FEIRA SANTA É FERIADO?

Nesta quinta (28) será ponto facultativo em Cuiabá, conforme decreto publicado pela Prefeitura. Já no estado não há decreto e deve ser considerado um dia comum, com expediente normal, segundo o Governo. Para o comércio, também é apenas mais um dia de trabalho.

No caso da capital, apenas os serviços considerados essenciais irão funcionar. Esse é o caso da saúde, nas Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito e segurança também irão funcionar normalmente.

A Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo) é considerada um feriado oficial em todo o país e, neste ano, será celebrada em 29 de março, garantindo um fim de semana estendido para muitos trabalhadores. Já a Páscoa neste ano será celebrada no domingo (31).

Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa, e incluem peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.

COMÉRCIO

Segundo o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Fábio Granja, quinta-feira (28) é dia normal de trabalho no comércio da capital, porém o comércio não funcionará na sexta-feira (29).

Ainda de acordo com o superintendente, o final de semana da páscoa sábado e domingo promete grande fluxo de pessoas pelos corredores comerciais, inclusive com chance de ser 4% maior que 2023.

Os shoppings da capital cuiabana irão funcionar normalmente na quinta (28), mas não vão abrir na sexta (29).

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

Cuiabá tenta vencer pela primeira vez na estreia em casa na Série A

Publicado em 27 de Abril de 2024 ás 10h 46min


Shopping Sinop comemora Dia Mundial da Dança com ações gratuitas

Publicado em 27 de Abril de 2024 ás 07h 43min


Convênio garante R$ 10,4 milhões para asfaltar a Estrada Selene

Publicado em 27 de Abril de 2024 ás 06h 45min


Jornal Online

Edição nº1283 27/04/2024