Noticias
'Recepção' de bovinos gera confiança e melhora o desempenho no cocho
30 de Maio de 2025 as 17h 29min
Ganho de peso e sanidade estão entre os benefícios – Foto: Pedro Silvestre
Mato Grosso deve confinar pouco mais de 669,4 mil cabeças de gado em 2025. O volume representa uma queda de 7,65% em relação à primeira estimativa de abril de 2024. Apesar da cautela inicial dos pecuaristas em terminar os animais no cocho, a aplicação de técnicas de manejo pode auxiliar na adaptação dos animais, proporcionando maior ganho de peso e sanidade animal.
A adaptação dos animais ao confinamento é essencial para o bem-estar dos mesmos, conforme o agrônomo e consultor em manejo e bem-estar animal, Leonardo Bernardes. “A gente faz a recepção destes animais. É um trabalho que se chama aclimatação. Basicamente trabalhamos de cinco a dez minutos por baia com os animais chegados ao confinamento. Um pequeno movimento trabalhado com eles dentro das baias, levando-os em cada canto do curral, para gerar confiança nesses animais”, explica.
O trabalho com os animais é realizado durante dez dias. E, de acordo com o especialista, acaba incentivando os bovinos a beberem água com mais frequência, bem como facilita a adaptação dos mesmos à nova dieta que vão receber.
“Isso implica muito na questão de ganho de peso. E, principalmente, em sanidade. Porque quando fazemos esse trabalho de aclimatação, o animal se sentindo mais confiante, ele responde melhor aos medicamentos que são aplicados, caso haja essa necessidade”, salienta.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
