Noticias
Registro de candidaturas entra na reta final em MT
11 de Agosto de 2026 as 09h 18min
Partidos já enviam pedidos ao Tribunal Regional Eleitoral - Foto: Reprodução
A corrida eleitoral de 2026 entra em uma nova etapa em Mato Grosso com o avanço dos pedidos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral. Partidos, federações e coligações têm até 15 de agosto para protocolar a documentação necessária à participação nas eleições gerais deste ano.
No Estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já começou a receber os requerimentos e inserir os nomes no sistema oficial de acompanhamento eleitoral.
O documento é uma peça central para a validação das chapas apresentadas pelas legendas à Justiça Eleitoral. Eventuais problemas na composição partidária, nas atas das convenções ou no cumprimento dos percentuais de gênero podem atingir os registros vinculados à chapa.
As informações podem ser consultadas pelo eleitor no DivulgaCandContas, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral destinada à divulgação de dados sobre as candidaturas. A ferramenta também permite acompanhar informações relacionadas à prestação de contas e à composição das chapas durante o processo eleitoral.
Conforme os pedidos são recebidos e processados pelo TRE-MT, os dados são atualizados no sistema, ampliando o acesso público às informações.
Para a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, a observância dos prazos e das exigências é fundamental para a regularidade do pleito.
“O registro de candidatura é uma etapa fundamental das eleições. Por isso, é indispensável que partidos, federações e coligações observem atentamente os prazos estabelecidos, apresentem toda a documentação exigida e cumpram as normas previstas na legislação eleitoral. O planejamento e a organização contribuem para um processo mais ágil, seguro e transparente”, disse.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
CDL Sinop: Núcleo Imobiliário acompanha transformações do mercado e do comércio
Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 08h 22min
Veja o que muda e saiba datas para devolução dos valores
Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 07h 18min
Eleitor poderá ativar e-Título no dia da eleição
Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 06h 17min
