Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 05 de Maio de 2025

Noticias

Robô líquido parece ter saído de ‘O Exterminador do Futuro 2’

07 de Abril de 2025 as 07h 54min

Pesquisadores coreanos criaram um robô líquido que poderia muito bem ser “parente” do T-1000 de O Exterminador do Futuro 2. A invenção é envolta em partículas hidrofóbicas (ou seja, que repelem a água) extremamente densas, e foi descrita em um estudo publicado na Science Advances.

Pesquisadores criaram um robô líquido capaz de alterar e recuperar sua forma original facilmente. Envolto em partículas hidrofóbicas, a invenção suporta quedas e compressão, transporta substâncias, anda sobre a água ou superfícies sólidas e se funde com outros robôs líquidos.

Além disso, é possível controlar a velocidade de seus movimentos com ultrassom. Além da biomedicina, o robô líquido também pode ser usado para recuperar zonas de desastre e explorar terrenos com obstáculos.

Podendo se mover livremente sobre a água ou superfícies sólidas, o robô líquido atravessa barras de metal, suporta quedas de alto impacto e compressão extrema, transporta substâncias e se funde com outros robôs líquidos. Ainda, mesmo após se dividir, a invenção é capaz de recuperar sua forma original completamente.

Durante uma série de experimentos com o robô líquido, os cientistas descobriram que é possível controlar a velocidade de seus movimentos com ultrassom – o que torna a invenção promissora em áreas como a biomedicina, com aplicações na administração direcionada de medicamentos no corpo humano, por exemplo.

E, de acordo com a equipe, o potencial ainda vai além, envolvendo desde operações dentro de máquinas complexas à exploração de terrenos com obstáculos ou zonas de desastre, apoiando a administração de substâncias químicas para realizar a limpeza e nutrição do solo.

Agora, novas aplicações do robô estão sendo exploradas pelos pesquisadores: “Com base em nossas descobertas atuais, estamos trabalhando em tecnologias que permitirão que o robô líquido mude de forma livremente usando ondas sonoras ou campos elétricos”, diz Ho-Young Kim, autor correspondente do estudo, em comunicado.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Justiça rejeita pedido de extinção do Parque do Cristalino II em MT

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 10h 07min


Projeto em Sorriso terá exposição de produtos artesanais e oficinas

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 08h 04min


MT segue líder nacional em produção de etanol, impulsionado pelo milho

Publicado em 05 de Maio de 2025 ás 07h 14min


Jornal Online

Edição nº1536 - 03/05/2025