Noticias
Rota do Futuro passa por Mato Grosso na integração Brasil e América do Sul
08 de Novembro de 2024 as 11h 01min

O secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, João Villaverde, apresentou nesta semana o projeto das cinco rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano a embaixadores da América do Sul.
A iniciativa visa fortalecer o comércio e reduzir os custos de transporte entre o Brasil e os países vizinhos, com Mato Grosso participando da rota chamada Quadrante Rondon, que conecta o estado com Bolívia e Peru. A rota é estratégica para a exportação regional, especialmente para a Ásia.
Segundo Villaverde, a rota tem sido chamada de “rota do futuro”, por seu potencial na conexão comercial. Em 2023, o estado enviou produtos no valor de US$ 1,4 bilhão para o continente sul-americano, marcando um expressivo crescimento de 53% em relação ao ano anterior. Com a nova rota esse potencial irá aumentar ainda mais.
O projeto, que faz parte da agenda do Consenso de Brasília, tem como objetivo consolidar o Brasil como um motor da integração sul-americana, aproveitando um financiamento de US$ 10 bilhões, em parceria com bancos de desenvolvimento regionais.
Antonio Silveira, do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), destacou quatro desafios principais para a concretização do projeto: facilitar o comércio, fornecer infraestrutura integrada, alinhar regulamentações e garantir sustentabilidade ambiental e social.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Defensor aponta exclusão das PcD do debate sobre diversidade sexual
Publicado em 28 de Junho de 2025 ás 14h 04min
Vacinação obrigatória contra a brucelose encerra dia 30
Publicado em 28 de Junho de 2025 ás 09h 57min
Defensoria Pública realiza mutirão com exame de DNA
Publicado em 28 de Junho de 2025 ás 07h 56min