Noticias
Santos contrata corretora e inicia busca de investidores para SAF
16 de Maio de 2025 as 05h 52min

O Santos deu início ao longo processo de busca pela venda de sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A diretoria procurou a XP Investimentos para que a corretora financeira possa auxiliá-lo na estimativa de valor de mercado para a venda da SAF e também na busca por compradores.
Será da XP a função de coordenar todo o trabalho de estruturação e apresentação aos potenciais investidores. O clube também terá o apoio do escritório Bichara e Mota Advogados, especializado na área esportiva e societária.
Para que uma eventual venda se concretize, primeiro é preciso conseguir aprovação no Conselho Deliberativo e em Assembleia Geral para uma mudança de clube associativo para SAF. A ideia do presidente Marcelo Teixeira é buscar a mudança com propostas de compra em mãos.
Existem diferentes modelos de SAF e ainda não é possível saber em qual o Santos vai apostar. Uma vez que a empresa seja constituída com todas as aprovações, é possível vender a parte majoritária, minoritária ou todo seu capital para um novo dono.
Botafogo, Cruzeiro e Vasco com John Textor, Ronaldo e 777 Partners, respectivamente, foram os primeiros exemplos de times grandes no Brasil a constituir a SAF. O Atlético-MG também é, agora, uma empresa com fins lucrativos administrado como tal.
Embora a vinda de Neymar tenha despertado inúmeros rumores sobre a transformação do clube em SAF e a possível compra por parte do pai dele e investidores, o projeto que está sendo estruturado pelo Santos neste momento não tem qualquer relação com o craque.
A iniciativa é do presidente Marcelo Teixeira, além do Comitê de Gestão e da EXA Capital, na presença de seu sócio Alexandre Cobra. A empresa de investimentos tem sido parceira do clube na estruturação do projeto.
Procurado, o presidente Marcelo Teixeira confirmou as conversas com a XP para a busca de investidores e a possível transformação do clube em SAF.
“Trata-se de uma decisão estratégica e de longo prazo, que exige estudo, cautela e responsabilidade. É algo muito grande para ser feito de forma precipitada. Cabe à presidência e à atual gestão conduzir o processo com responsabilidade, reunir as melhores informações e alternativas, e apresentá-las de forma transparente ao Conselho Deliberativo e ao quadro associativo. A transformação em SAF só ocorrerá com a aprovação dessas instâncias, que terão a palavra final”, disse Teixeira.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador de Rondonópolis alvo de operação
Publicado em 16 de Maio de 2025 ás 11h 56min
Aprovado lei que regulamenta free shop em Cáceres
Publicado em 16 de Maio de 2025 ás 10h 55min
Nova Rota entrega 260 novas câmeras de monitoramento na BR-163
Publicado em 16 de Maio de 2025 ás 09h 55min