Noticias
Secretário de Saúde de Sorriso faz balanço do 1º semestre e projeta avanços estruturais na rede pública
17 de Julho de 2025 as 16h 33min

Em entrevista concedida ao programa “Sorriso Acontece”, da RedeTV Sorriso, o secretário municipal de Saúde, Dr. Vânio Jordani, fez um balanço dos primeiros seis meses à frente da pasta e destacou os desafios enfrentados, os avanços obtidos e os planos em andamento para reestruturar e integrar a rede pública de saúde no município. O gestor agradeceu à equipe da Secretaria pela recepção e colaboração, e afirmou estar plenamente ciente da dimensão da responsabilidade que assumiu.
Entre os principais desafios identificados nesse início de gestão, está a criação de uma rede SUS fortalecida e interligada, capaz de oferecer desde a atenção básica até procedimentos de média e alta complexidade de forma eficiente. Para isso, a Secretaria trabalha em duas frentes estratégicas: a abertura da maternidade municipal e a contratualização de serviços com o hospital 13 de Maio, que deverá absorver parte da demanda atualmente concentrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Sobre a maternidade, o secretário informou que a estrutura deve iniciar com a realização de partos considerados habituais naturais ou cesarianas, conforme a necessidade médica. O recurso de R$ 9 milhões, destinado pelo senador e ministro Carlos Fávaro, já está empenhado e deve ser creditado nos próximos dias. A gestão optou por tratar com a entidade sem fins lucrativos IASMAT, ligada ao hospital Fátima, com base na Lei 8.080, que dá preferência para esse tipo de parceria.
Com relação ao hospital 13 de Maio, a expectativa é firmar um convênio ainda em agosto para a realização de cirurgias de urgência e média complexidade, desafogando a UPA e ampliando a oferta de procedimentos como urologia, ortopedia, cirurgia vascular e geral. O Estudo Técnico Preliminar (ETP) e o Termo de Referência já estão finalizados, e o processo de contratualização está em trâmite.
A UPA de Sorriso, que muitas vezes é alvo de críticas por parte da população, atualmente opera como um hospital de retaguarda, contando com cinco médicos na porta de entrada e atendimento médico contínuo nas enfermarias. A gestão tem buscado reforçar a equipe com profissionais com Registro de Qualificação de Especialista (RQE), visando melhorar a condução dos casos até a transferência para leitos hospitalares.
Outro ponto abordado foi a possível unificação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com o Corpo de Bombeiros, tema que tem gerado preocupação entre os servidores. O secretário reconheceu o trabalho histórico das equipes do SAMU e afirmou que, apesar da existência de tratativas em nível estadual, nenhuma decisão oficial foi comunicada à Secretaria de Saúde até o momento. Ele manifestou preocupação com a mudança, avaliando que pode representar um retrocesso na gestão dos serviços de urgência, e defendeu mais diálogo com os profissionais da ponta.
Atualmente, o custo do SAMU em Sorriso é dividido entre o Ministério da Saúde, que repassa cerca de R$ 100 mil por mês, e a prefeitura, que arca com a maior parte das despesas. O Estado contribui com apenas 20% do custeio. Apesar da indefinição, o secretário garantiu que não há risco iminente de encerramento das atividades do SAMU no município, e que todos os servidores têm suas funções garantidas.
Dr. Vânio também comentou sobre a complexidade da gestão pública, citando que o orçamento atual ainda segue amarrado ao Plano Plurianual (PPA) da gestão anterior, o que impõe limitações, mas que a Secretaria já conseguiu imprimir seu ritmo à condução dos trabalhos.
Por fim, o secretário reforçou que o maior desafio da Saúde Pública é conciliar orçamento limitado com demandas crescentes. Segundo ele, Sorriso pode gastar até 33% de sua arrecadação apenas com a área da saúde. Mesmo diante das limitações, o compromisso é garantir o direito dos cidadãos ao acesso digno e eficiente aos serviços do SUS, com planejamento, responsabilidade e respeito ao dinheiro público.
O secretário finalizou destacando que a saúde pública exige, além de gestão técnica e comprometimento, o envolvimento da sociedade. Ele reforçou que é fundamental que a população conheça seus direitos e deveres no Sistema Único de Saúde (SUS) e colabore com a rede, compreendendo os desafios enfrentados diariamente.
“Nosso compromisso é com o cuidado, com o atendimento humanizado e com a transparência. Estamos trabalhando para que Sorriso tenha uma saúde mais eficiente, mais acessível e cada vez mais próxima das pessoas”, concluiu Dr. Vânio.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Espécies de fungos são descobertas na Antártica por cientistas brasileiros
Publicado em 17 de Julho de 2025 ás 17h 22min
Fluminense: Arias mantém rotina de treinos, mas negociação deixa em dúvida presença
Publicado em 17 de Julho de 2025 ás 16h 21min
AL deve aderir a programa de aprendizes
Publicado em 17 de Julho de 2025 ás 15h 20min