Noticias
Seis dos oito deputados federais de MT apoiam anistia
16 de Abril de 2025 as 10h 10min

Com a adesão da deputada Gisela Simona (União), seis dos oito deputados federais de Mato Grosso agora apoiam o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A maioria da bancada do estado é formada por parlamentares alinhados ao bolsonarismo.
O único deputado mato-grossense a se declarar contra a proposta é Emanuelzinho (MDB). Já o deputado Juarez Costa (MDB) ainda não se manifestou sobre o tema. A reportagem do Leiagora tentou contato com ele, mas não obteve retorno.
Com a nova adesão, a bancada favorável ao projeto conta com Coronel Fernanda (PL), Coronel Assis (União), José Medeiros (PL), Rodrigo da Zaeli (PL), Nelson Barbudo (PL) e Gisela Simona. Todos já manifestaram apoio ao texto ou assinaram o requerimento de urgência.
Apesar do apoio, Gisela busca amenizar o discurso. A deputada afirma que tentará alterar o projeto para torná-lo "mais justo para todos". Disse ainda que, caso não haja mudanças, votará a favor do texto como está. “Eu ainda acredito muito que eu sou a favor da construção de um projeto que seja mais justo para todos. É claro que, se não tiver nenhuma mudança no texto, eu voto a favor. Mas eu vou até o fim tentar lutar para que a gente consiga fazer um projeto que seja mais justo para todos”, declarou.
Além do apoio ao conteúdo, Gisela também assinou o requerimento de urgência para acelerar a tramitação. A proposta é de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) e busca perdoar todos os envolvidos em manifestações a partir de 30 de outubro de 2022, data do segundo turno das eleições presidenciais.
Segundo o PL, legenda autora do projeto, já foram colhidas 265 assinaturas para o pedido de urgência — oito a mais do que o mínimo necessário para levar o texto ao plenário da Câmara.
A articulação do PL tem atraído apoio até mesmo de parlamentares de partidos que integram a base do governo Lula. Segundo a legenda, mais de 115 signatários do pedido pertencem a siglas que hoje ocupam ministérios, como MDB, União Brasil, PP, PSD e Republicanos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Balanço tem receita de R$ 684 mi com alta na venda de atletas
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 11h 16min
Dilmar sinaliza saída do UB e quer aval de Mendes
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 08h 20min
Com infraestrutura e segurança, Mato Grosso impulsiona o agro
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 07h 58min