Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 25 de Julho de 2025

Noticias

Setor florestal em alerta com possível taxação dos EUA

24 de Julho de 2025 as 17h 55min

Indústrias já enfrentam prejuízos e pedem reação estratégica do governo brasileiro – Foto: Divulgação

A ameaça de um aumento de 50% na taxação sobre produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos acendeu um sinal de alerta no setor de base florestal de Mato Grosso. A medida, que pode entrar em vigor no dia 1º de agosto, já provoca prejuízos concretos às indústrias da região.

Os Estados Unidos figuram entre os principais compradores da madeira mato-grossense. Apenas nos primeiros meses de 2025, o estado exportou US$ 8,3 milhões em produtos florestais para o mercado norte-americano — o que representa 11,8% de tudo o que foi vendido pelo setor no período.

A preocupação é ainda maior nos municípios do norte do estado, como Alta Floresta, Sinop, Colniza, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Juína. Nesses locais, a cadeia da madeira é um dos principais motores da economia local.

Diante do cenário, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, defende uma atuação firme por parte do Governo Federal. 

A entidade também destaca seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento das regiões florestais, e reforça a espera de uma solução imediata para evitar danos irreversíveis à cadeia produtiva.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Premiação com Selo Petronilha para relações étnico-raciais em Sinop

Publicado em 25 de Julho de 2025 ás 16h 54min


Vencedor do prêmio Nobel publica artigo com elogios ao PIX brasileiro

Publicado em 25 de Julho de 2025 ás 15h 53min


Comissão da AL visita pontos turísticos em Campo Novo do Parecis

Publicado em 25 de Julho de 2025 ás 14h 53min


Jornal Online

Edição nº1597- 26/07/2025