Noticias
Sinop participa de capacitação que discute trabalho infantil
20 de Outubro de 2025 as 10h 50min
Evento foca prevenção e elaboração de planos municipais – Foto: Assessoria
Profissionais da Prefeitura de Sinop participaram de um seminário em Cuiabá voltado à prevenção e erradicação do trabalho infantil. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, aconteceu na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
O objetivo do evento é aprimorar competências técnicas dos servidores que atuam diretamente na proteção de crianças e adolescentes. Entre os participantes estão Marilene Pereira, coordenadora de Proteção Social Especial; Lindiely Melo, coordenadora do Creas; o psicólogo Marcos Cavalheiro; e Ivan Altíssimo, gestor do CadÚnico.
Durante o seminário, foram abordados temas como direitos das crianças e adolescentes, sistema de garantia de direitos, causalidades e mitos sobre o trabalho infantil, além da apresentação de questionários de diagnóstico e planilhas para elaboração de planos de ação municipais.
A construção conjunta do cronograma de devolutivas e dos planos municipais também fez parte das atividades, garantindo que as orientações sejam aplicáveis à realidade local de cada município. Aspectos do marco legal e tipologias do trabalho infantil também foram detalhados aos participantes.
Lindiely Melo explicou que a participação é estratégica para Sinop. “O seminário nos permite aprimorar técnicas e sair com um Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil já pré-estruturado”, afirmou.
Ela destacou que o instrumento será essencial para planejar ações e articular iniciativas locais de combate às violações dos direitos da criança e do adolescente. “Isso fortalece o enfrentamento de situações mais graves e garante maior efetividade no município”, complementou.
O evento também proporcionou troca de experiências entre municípios e profissionais da área, promovendo alinhamento de estratégias e uniformização das práticas de proteção social.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Fórum Regional das Mulheres do Campo espera reunir 400 participantes em Sorriso
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 10h 16min
CPI vai apurar venda irregular de espaços no Cemitério de Sinop
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 08h 19min
Pneus de alta resistência: espaço em operações agrícolas e urbanas
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 06h 17min
